contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) realiza exame de Atestado de Saúde Ocupacional em 150 colaboradores

25/01/2023

Avaliação foi realizada pelo SESMT para acompanhar a saúde do colaborador da unidade

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou na última semana a coleta do exame ASO (Atestado de Saúde Ocupacional). A ação, promovida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) tem como objetivo declarar a capacidade física e mental do funcionário para que suas funções laborais sejam realizadas da melhor maneira possível. Ao todo, cerca de 150 colaboradores foram atendidos.

O exame ASO é realizado em diversos momentos durante o período em que um colaborador presta serviço na unidade, porém, a primeira vez é após um ano de admissão. Desta forma, é um exame que exige atualização e acompanhamento. Dentro do hospital, essa tarefa é realizada pelo SESMT. “O maior objetivo do ASO é garantir que a ocupação e a rotina do trabalho não tenha um efeito negativo na saúde do empregado”, destaca Vinícius Germano, um dos técnicos de segurança do trabalho da unidade.

Outro benefício da iniciativa é antecipar intervenções através destes diagnósticos “Esses exames constituem prova definitiva se existe ou não uma piora na saúde de um colaborador, servindo de base para tomada de medidas que possam preservar o mesmo durante o período o qual ele estiver admitido”, ressaltou Sandra Coutrim, técnica de segurança do trabalho que realiza o controle dos exames.

A coleta de exames consiste na retirada de uma quantidade de sangue que posteriormente é levado para análise clínica. Quando alguma anormalidade é constatada, o colaborador é levado para acompanhamento do médico do trabalho da unidade.

Um comentário em “Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) realiza exame de Atestado de Saúde Ocupacional em 150 colaboradores”

  1. Parabéns a todos os envolvidos,isso faz a diferença e trás muita segurança a todos, pois é um trabalho preventivo dos funcionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *