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Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) realiza palestra sobre uso de pulseiras de identificação de pacientes

21/03/2022

Ação organizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) abordou a importância da identificação correta de pacientes na unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Na última quarta-feira (16/03), o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), promoveu palestra sobre uso de pulseiras de identificação de pacientes, bem como a importância das cores diante dos protocolos de atendimento. Coordenado pelo enfermeiro Willian de Lara Franca, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) idealizou a ação, que contou com atuação da enfermeira Tattiane Lima da Cruz. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“O erro de identificação de um paciente pode desencadear sequência de falhas no procedimento de atendimento, desde a administração de medicamentos errados até mesmo um risco de cirurgia para uma pessoa que não necessita do procedimento. Esses erros podem ocasionar sequelas e até mesmo a morte de um paciente”, comentou.

No decorrer da iniciativa, a profissional destacou ainda a importância da identificação correta do paciente, desde o momento da triagem até sua liberação. Também foi ressaltada a cor de cada uma das pulseiras, com objetivo de demonstrar o grau de risco de cada paciente, destinando atendimento e protocolo específicos para cada um. “Por mais que seja algo que estamos acostumados a trabalhar todos os dias, sempre é de grande valia revisarmos alguns protocolos, para evitar erros em um determinado atendimento”, concluiu.

Conheça a classificação das pulseiras para atendimento

Vermelha – Paciente com risco de vida, atendimento imediato.
Amarela – Paciente sem risco de vida, atendimento urgente, porém com risco moderado, atendimento pode demorar até 1 hora.
Verde – Paciente com risco baixo, atendimento pode demorar até 2 horas.
Azul – Paciente com situação não aguda, atendimento pode demorar até 4 horas.
Laranja – Paciente com risco de queda.

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