contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) realiza palestras sobre saúde mental e prevenção ao suicídio

30/09/2022

Evento destacou a importância da conscientização junto aos colaboradores; hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) 

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou neste mês série de ações voltadas para o “Setembro Amarelo”, campanha anual que visa conscientizar e auxiliar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio. Foram realizadas palestras e ações conjuntas do Núcleo de Educação Permanente (NEP), com as equipes de Psicologia e Assistência Social da unidade. O dia de prevenção e combate ao suicídio é marcado no calendário dia 10 de setembro.

A primeira palestra foi ministrada no dia 21 de setembro pela psicóloga Izabele Dolci e contou com a colaboração da Assistente Social Casimira Machado, que dissertaram sobre o tema “Prevenção ao suicídio”. A palestra buscou conscientizar colaboradores e pacientes da unidade sobre a importância das medidas preventivas em relação ao suicídio. “Todas as pessoas podem, em algum momento da vida, desenvolver um transtorno psíquico. No Brasil, a cada 3 minutos uma pessoa tenta suicídio”, destacou Izabele.

“Trabalhamos em conjunto com o grupo de psicólogos, principalmente buscando atender e identificar situações de pacientes que se encontram em estado de vulnerabilidade”, reforçou Casimira.

A segunda palestra foi realizada no dia 28 de setembro e contou com apresentação do psicólogo Nilson Bezerra da Cruz e da Assistente Social Ilana Rodrigues Souza, com o tema “Saúde mental no trabalho e importância do serviço social”.

Acreditação – O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, neste ano, recebeu a Acreditação Nível I pela ONA – concedida pela Organização Nacional de Acreditação. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A Acreditação Nível I avalia todas as áreas da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais – para este certificado é preciso cumprir ou superar em 70% os padrões de qualidade. O hospital é o único 100% SUS do estado a conquistar o certificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *