contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) realiza primeiro parto humanizado em banheira 

18/12/2021

Prática foi possível após investimentos do Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES) em espaço acolhedor

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), realizou neste mês o primeiro parto humanizado em banheira. Projeção da unidade, administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), é realizar 20% dos partos da unidade por meio da técnica, que proporciona mais conforto para mães e bebês.

A sala de pré-parto, parto e pós-parto humanizado com banheira foi equipada em fevereiro de 2020, com investimento médio de 9 mil reais. Porém, devido ao início da pandemia do novo coronavírus, não foi inaugurada por conta das medidas de prevenção. No início de dezembro deste ano, após análise técnica, a inauguração do espaço foi autorizada pela Comissão de Controle Interno de Infecção Hospitalar.

O primeiro parto foi realizado pela enfermeira obstetra Dyolla Grance, atualmente coordenadora da Maternidade do hospital. Ela explica que a gestante é colocada na banheira repleta de água morna. A temperatura deve ser mantida entre 36º e 38° para manter o conforto materno e evitar desidratação ou superaquecimento. Com essa técnica, o trabalho de parto progride, chegando a 7 cm de dilatação. Além disso, as contrações aumentam de intensidade, a água morna proporciona uma sensação de bem-estar, relaxamento mental e diminuição da ansiedade.

“O grande benefício do parto na água é o relaxamento muscular profundo e o alívio da dor que a gestante em trabalho de parto sente. Ele acaba sendo um método natural, não farmacológico, de controle da dor durante o trabalho de parto e nascimento”, explica a coordenadora. Ela completa explicando que há protocolo e requisitos para realização do parto na banheira, como gestação de baixo risco, e boa vitalidade fetal.

A expectativa do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto é realizar, em média, taxa de 20% de parto na banheira referente ao número total de partos mensais realizados na unidade, proporcionando memórias positivas de segurança, cuidado e respeito às gestantes.

Edna Ramos Pereira, 34 anos, primeira mãe a realizar o parto humanizado na banheira em Ponta Porã, deu à luz à Camile, que nasceu pesando 4.820 kg. Assistida pela pediatra Patrícia Caetano, Camile veio ao mundo saudável e foi colocada no contato pele a pele imediato com a mãe.

“Sem dúvida estamos em um caminho de muitos avanços. Nosso hospital, hoje, está preparado para ofertar o que há de melhor para a população. E essas práticas humanizadas, marcas do Instituto Acqua, geram ainda mais credibilidade e confiança às mães que procuram a unidade. Estamos felizes por sermos referência em algumas modalidades, e temos certeza de que para o próximo ano conquistaremos ainda mais oportunidades e novos serviços”, pontua Demétrius do Lago Pareja, diretor-geral do Hospital Dr. José de Simone Netto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *