contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) realiza treinamento para equipe de clínica médica

10/01/2023

Aprendizagem tem objetivo de preparar equipe de enfermagem da unidade para reforçar práticas estabelecidas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA); hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta semana treinamento para a equipe de enfermagem. A aprendizagem contou com participação de Carine Gomes de Jesus e Rayan da Silva Ribeiro, enfermeiros, e serviu como base de preparação para reforçar critérios e práticas adotadas durante o processo de Acreditação Nível I ofertado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O hospital recebeu a certificação em 2022, sendo o primeiro hospital público 100% SUS do Mato Grosso do Sul a conquistar o reconhecimento.

A capacitação teve finalidade de aperfeiçoar o preenchimento de placas de identificação do paciente que são utilizadas por toda a equipe técnica do hospital. Nas fichas são relatas características gerais e específicas de um paciente internado, por isso, a comunicação deve ser realizada de maneira clara e eficaz. “O preenchimento deve ser feito de maneira correta para evitar possíveis erros de comunicação dentro da unidade, portanto é de suma importância que as equipes estejam alinhadas para prestar um atendimento de qualidade para o paciente que utiliza o hospital, pois um erro de comunicação pode gerar série de erros em cadeia, podendo trazer riscos ao paciente”, destacou Carine.

Ferramenta Kanban – Outro ponto discutido em treinamento para a equipe de enfermagem do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto foi o aperfeiçoamento da ferramenta Kanban, metodologia japonesa que utiliza cartões de cores variadas para acompanhar o andamento de uma determinada tarefa dentro do hospital. As cores são utilizadas em cada quadro de pacientes e demonstram o tempo previsto de atendimento para o mesmo. “A partir da adoção das medidas de otimização, o tempo médio de atendimento de um paciente no Pronto Socorro caiu para 158 minutos (2 horas e 38 minutos)”, destacou Rayan.

Acreditação – O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu em 2022, a Acreditação Nível I pela ONA – concedida pela Organização Nacional de Acreditação. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A Acreditação Nível I avalia todas as áreas da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais – para este certificado é preciso cumprir ou superar em 70% os padrões de qualidade. O hospital é o único 100% SUS do estado a conquistar o certificado.

2 comentários em “Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) realiza treinamento para equipe de clínica médica”

  1. Carine Gomes disse:

    Parabéns a todos envolvidos.

  2. Carine um ser Humano incrível 🥰

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *