contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) recebe curso da brigada de incêndio

19/03/2022

Atividade foi distribuída em dois dias e capacitou os profissionais em possíveis situações emergenciais; hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu na última semana equipe da Brigada de Incêndio de Dourados (MS), responsável por ministrar curso voltado para a prevenção e combate a incêndio e situações de riscos em ambientes fechados. O evento, que teve duração de 8 horas/aula divididas em parte teórica sobre noções básicas de combate ao fogo e parte prática, foi comandado pelo Técnico de Segurança Hamilton Paiva e pelo profissional Elder Moraes dos Santos.

“Não sabemos quando pode ocorrer um incêndio ou uma determinada situação de emergência, principalmente em um local grande e fechado como um hospital, portanto é necessário que o brigadista tenha calma para agir de forma preventiva, auxiliando o abandono de área até a chegada do corpo de bombeiros, uma vez que esta é uma das principais funções do brigadista, atuar na primeira linha de combate ao incêndio”, declarou Paiva, que também é bombeiro civil.

Ao final do curso, os alunos foram submetidos a uma situação prática de evacuação de prédio, com fumaça artificial, dificultando a saída do espaço e mostrando como a situação deve ser controlada em um princípio de incêndio. Na segunda parte do ensinamento os alunos utilizaram diversos tipos de extintores para controlar um curto espaço com chamas e, por fim, foram submetidos a uma chuva de jato de extintor.

Participaram do curso 40 alunos, entre técnicos de segurança de trabalho, enfermeiros e apoio, que foram divididos em dois grupos de 20 alunos por dia. As atribuições dos integrantes da Brigada de Incêndio incluem: conhecer o plano de emergência contra incêndio da Instituição, inspecionar os equipamentos de combate ao incêndio, inspecionar e conhecer as rotas de fuga e participar de exercícios simulados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *