contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) recebe visita de manutenção da ONA e mantém Acreditação nível I

15/09/2022

Auditoria do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) revelou que indicadores superaram as expectativas da primeira visita realizada em dezembro de 2021; hospital administrado pelo Instituto Acqua é referência estadual e único 100% SUS do Mato Grosso do Sul a ter certificação pela ONA

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), conquista a manutenção do certificado de Acreditação Nível I concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Nos dias 13 e 14 de setembro, a unidade recebeu visita de profissionais do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES). A ação integra a manutenção da Acreditação Nível I, adquirida pela unidade no início deste ano após rigorosa avaliação que atende critérios internacionais. O hospital é referência estadual e único 100% SUS do Mato Grosso do Sul a ter certificação pela ONA.

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A Acreditação – Nível I avalia todas as áreas da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais – para este certificado é preciso cumprir ou superar em 70% os padrões de qualidade. Durante as apresentações de manutenção do selo de certificação,  foram destacados pontos pendentes da visita anterior e novas tarefas que serão realizadas por todos os setores durante os próximos meses, quando será realizada nova visita de manutenção.

“Trabalhamos durante todo esse período de Acreditação em conjunto com o Núcleo de Gestão da Qualidade de Segurança do Paciente do Hospital, e no final conseguimos alcançar índices positivos”, destacou a Consultora Técnica do Instituto Acqua, Priscila Fernandes. A enfermeira responsável pelo núcleo, Deborah Silva, destacou o comprometimento. “Os protocolos foram todos bem elaborados, garantindo maior objetividade nas informações e clareza durante as apresentações individuais, o que demonstra a capacidade de cada um dos colaboradores envolvidos diretamente nesse processo”.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, participou do encontro e ressaltou a importância da manutenção do selo de Acreditação. “O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto vem sendo modelo de saúde para o Mato Grosso do Sul, fruto de muito trabalho de nossos colaboradores. No final quem vence é a população que utiliza os serviços hospitalares. Parabenizo todos os profissionais que nos ajudam nessa missão impactante e essencial”, ressaltou o gestor.

Letícia Carneiro, diretora-geral da unidade, também parabenizou a equipe pelo desempenho. “Sabemos que a manutenção da Acreditação hospitalar é muito mais difícil do que a conquista, pois temos que manter o nível de trabalho em um fluxo contínuo, dentro dos padrões exigidos pela ONA. Mas a equipe trabalha de maneira sistemática para que os resultados apareçam, e mais uma vez o serviço hospitalar foi um sucesso”, disse.

A certificação da ONA e válida por dois anos, e os serviços são avaliados periodicamente, buscando garantir maior eficiência na gestão hospitalar e qualidade na segurança do paciente.

Um comentário em “Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) recebe visita de manutenção da ONA e mantém Acreditação nível I”

  1. Estão todos de parabéns, o Instituto Acqua e de grande responsabilidade e comprometimento para com a população, ressaltando a importância nos atendimentos para aqueles que mais precisam. A diretora Letícia e extremamente preocupada com a qualidade no atendimento e tem um olhar humano para os usuários da saúde, a população da cidade agradece o empenho de todos os colaboradores na saúde.
    Parabéns a está gestão eficiente, capacitada e maravilhosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *