contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) recebe visita do Ministério da Saúde com abordagem sobre Chikungunya

22/03/2023

Visita integra campanha de prevenção à Chikungunya em regiões de fronteira

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, de Ponta Porã (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu nesta quarta-feira (22/03) visita técnica da equipe de campo do Ministério da Saúde. A medida integra campanha de prevenção à Chikungunya em regiões de fronteira. Para a reunião, participaram ainda representantes da SES, Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã e Vigilância Epidemiológica Municipal.

Dados da Vigilância Epidemiológica Municipal apontam que neste ano foram notificados 170 casos de Chikungunya na cidade. “Como vivemos em região de fronteira, muitas vezes esse casos não são registrados de maneira correta, devido o paciente colocar um endereço não fidedigno, gerando certa dúvida dentro do sistema. Consequentemente, a dificuldade em mapear possíveis focos da doença. Desta forma o Ministério da Saúde veio com objetivo de conhecer nossas dependências e destacar alguns pontos para que junto com o Governo Federal possamos tomar as providências necessárias”, disse a responsável pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, Naiana Fração.

Letícia Carneiro, diretora-geral do hospital, destacou o encontro. “Sabemos que o cuidado para que a Chikungunya não se prolifere deve partir das próprias pessoas, então é importante que seja feita conscientização por todos”, destacou a gestora, que também ressaltou o empenho de toda equipe no combate à Chikungunya.

A Chikungunya teve início no Brasil em 2014, nas regiões norte e nordeste, com alguns sintomas semelhantes a dengue. “Muitas vezes o paciente com Chikungunya demora algum tempo para se ver totalmente curado da doença, que além da febre, dor no corpo, pode trazer enrijecimento dos membros, portanto é necessário todo o cuidado”, destacou Cláudia Cristina Rodrigues, do Ministério da Saúde.

A forma de cuidado para evitar a disseminação da doença é igual ao protocolo usado no combate à dengue. Importante manter fechadas caixas d’agua, guardar garrafas de boca para baixo e não jogar lixo em terrenos baldios, por exemplo.

Acreditação – O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu no ano de 2022, a Acreditação Nível I pela ONA – concedida pela Organização Nacional de Acreditação. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A Acreditação Nível I avalia todas as áreas da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais – para este certificado é preciso cumprir ou superar em 70% os padrões de qualidade. O hospital é o único 100% SUS do estado a conquistar o certificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *