contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) reforça Abril Verde com ações voltadas à segurança do paciente

11/04/2022

Ao longo do mês, treinamentos e palestras reforçam temática voltada à segurança de colaboradores, pacientes e acompanhantes; hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Com objetivo de garantir segurança ao paciente e trabalhador, o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), reforça neste mês série de ações sob o tema “Abril Verde”, conhecido como o mês de conscientização da segurança do trabalho. Palestras e capacitações mostram a importância da notificação de determinadas situações que contribuem para um bom andamento do trabalho, prevendo garantir a segurança tanto do paciente, quanto do colaborador da entidade.

A primeira palestra ministrada no Abril Verde teve como finalidade conscientizar colaboradores do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, sendo realizada pela equipe do Núcleo de Qualidade e Gestão de Qualidade e Segurança do Paciente, comandada pela enfermeira Deborah de Souza Silva, Coordenadora do núcleo de qualidade do hospital, e pela enfermeira Danielle Duthervol Sklenicka, com o tema “As seis metas internacionais da segurança do paciente”. Na primeira parte da palestra foi destacada a segurança do paciente, bem como os cuidados para garantir o melhor atendimento para cada um. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a segurança do paciente refere-se diretamente à redução de riscos de danos desnecessários associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável, e nós enquanto profissionais da área devemos sempre atender com clareza e humanidade”, destacou Deborah.

Já sob o comando da enfermeira Danielle Duthervol Sklenicka foram elencados diversos pontos referentes ao cuidado que o profissional da saúde deve ter na relação entre colaborador e paciente, para evitar que possíveis acidentes ocorram durante o atendimento que o paciente necessita, de modo que sejam evitados eventos adversos, nome dado aos danos desnecessários e não intencionais que um paciente está sujeito. Outro fator importante mencionado durante a capacitação foi sobre a importância de notificar um determinado acidente de trabalho. “Muitas vezes, o profissional da área da saúde tem medo de notificar um acidente, pois às vezes o processo de notificação não é sigiloso, e com isso, a pessoa tem medo de notificar, pois pode sofrer algum tipo de represália futura pela sua conduta, então esse profissional prefere omitir a comunicar”, pontuou Danielle.

O Abril Verde tem como base a explosão de uma mina ocorrida em abril de 1969, no Estado de Virgínia, Estados Unidos, que resultou em 78 vítimas fatais. No Brasil, a data é lembrada desde 2005.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *