contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) retoma visitas multidisciplinares em leitos de UTI

12/02/2022

Procedimento envolve equipe com profissionais de diferentes setores para avaliação mais ampla do quadro de cada paciente internado

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul, conta com retorno das visitas multidisciplinares em atendimento aos pacientes internados. Este procedimento, importante para garantir a evolução do quadro clínico, havia sido suspenso em função da pandemia do novo coronavírus. Após avaliação técnica, o processo foi reestabelecido.

Com o agravamento da pandemia no ano passado, alguns procedimentos internos do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto foram revistos para priorizar o enfrentamento à Covid-19, envolvendo novas capacitações das equipes e reformulação de fluxos de trabalho. Neste cenário, as visitas multidisciplinares foram suspensas para evitar aglomeração, especialmente em setores com pacientes internados.

Ao final de 2021, o Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, em alinhamento com as lideranças da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estabeleceram a retomada destas visitas. O retorno aconteceu ainda na primeira semana de 2022 em periodicidade semanal, com foco em melhorar condutas e rotinas. Além disto, há também um round que é realizado diariamente no período matutino entre médicos e profissionais de enfermagem, fisioterapia e farmácia clínica.

Na prática, a ação consiste em atendimento coordenado envolvendo profissionais de diversas áreas, garantindo avaliação mais ampla do quadro daquele paciente e com soluções estratégicas para cada diagnóstico. O time integra pessoal da Farmácia Clínica, Nutrição Clínica, Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Fisioterapia, Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente e equipe médica.

Uma das ações importantes nesta estratégia, por exemplo, é o Protocolo de MEWS – do inglês, Modified Early Warning Scores, que aborda a identificação precoce da deterioração clínica do paciente, pois sua intervenção imediata é necessária para assistência rápida e segura para o paciente.

“A Covid-19 nos colocou o desafio de reorganizar os procedimentos do hospital para uma nova realidade, mas sem esquecer pilares importantes no atendimento eficiente e humanizado dos nossos pacientes. As visitas multidisciplinares são fundamentais neste sentido e estamos confiantes com os resultados esperados”, avaliou Demétrius do Lago Pareja, diretor-geral da unidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *