contato@institutoacqua.org.br

Hospital Tomás Martins (MA) arrecada 78 bolsas de sangue durante campanha

19/11/2019

Atividade integra programação da 2ª Corrida pela Vida que será realizada em dezembro; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), promoveu na última segunda-feira (18/11) o Dia D de Doação de Sangue. A atividade integra a programação da 2ª Corrida pela Vida que será realizada em dezembro. Ao todo foram arrecadas 78 bolsas de sangue. Todo material arrecadado será destinado para abastecimento do estoque de sangue do Hemonúcleo de Santa Inês. A campanha de doação de sangue é uma das formas de inscrição para a corrida de rua.

Ao realizar a doação, o técnico de enfermagem Armando Holanda expressou a sensação em colaborar com o ato solidário.  “Doar é uma forma de ajudar a salvar vidas e consequentemente vou poder participar da corrida. Então, é um ato voluntário e posso ajudar o próximo”, reforçou.

Para ser considerado um doador, o participante deve atender alguns critérios, dentre os quais, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável); pesar, no mínimo, 50 kg; estar alimentado, evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação; caso seja apenas o almoço aguardar 2 horas; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e apresentar documento de identificação com foto.

Após a doação, os doadores eram encaminhados à recepção da unidade onde realizavam a inscrição na corrida. O kit da corrida será entregue dois dias antes da realização do evento esportivo. A concentração será na Avenida Castelo Branco, às 6h do dia 1º de dezembro. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

“Quando pensamos na corrida, queríamos incentivar tanto a prática de exercícios quanto a doação de sangue e a captação de doadores. O Macrorregional atende pacientes de alta complexidade, o que acaba por ter uma alta demanda de transfusão de sangue e de pacientes que necessitam de sangue. Doar é um ato de amor e solidariedade”,  ponutou a diretora administrativa do Macrorregional Tomás Martins, Thayse Lima.

Quem desejar participar da 2ª Corrida Pela Vida deve procurar o Hemonúcleo de Santa Inês, localizado à Rua da Pedra Branca, nº 389 – Centro, e fazer a doação de sangue. Após efetivar a doação, o participante pode se inscrever
no próprio estabelecimento ou procurar o Macrorregional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *