contato@institutoacqua.org.br

Hospital Tomás Martins (MA) completa cinco anos com mais de 3 milhões de atendimentos

26/08/2021

Unidade de saúde é referência em atendimentos de média e alta complexidade para toda a região do Vale do Pindaré; ainda neste semestre, hospital ampliará atendimentos e contará com ala destinada à maternidade

O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), completou nesta quarta-feira (25/08) cinco anos de funcionamento com 3.651.152 atendimentos. Referência para 19 municípios da região do Vale do Pindaré, a unidade de saúde atende casos de alta e média complexidade. O Instituto Acqua mantém a gestão em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Com administração humanizada, o hospital ampliará os atendimentos e implantará, ainda neste semestre, uma ala destinada à maternidade.

Para celebrar a data, o Hospital Macrorregional realizou momento de agradecimento com os colaboradores. Durante toda a semana, a programação contou com capacitações, treinamentos e distribuição de brindes. Pacientes, acompanhantes e colaboradores cantaram, de forma simbólica, o parabéns pelo desempenho dos cinco anos da unidade de saúde.

As atividades tiveram início com momento ecumênico. A programação seguiu com entrega de brindes, apresentação artística de colaboradores e o tradicional corte do bolo. A diretora-administrativa do Macrorregional Tomás Martins, Jardene Carvalho, pontuou a alegria em fazer parte da história do hospital.

“Sou feliz em fazer parte da equipe do Macrorregional, uma vez que tenho visto diariamente o esforço de cada pessoa que integra o Hospital Tomás Martins. Além disso, é importante destacar o apoio do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Saúde e do Acqua em sempre ofertar instrumentos para que possamos, acima de tudo, oferecer um serviço de qualidade e humanizado para nossa população”, afirmou.

Números – Em cinco anos de funcionamento, a unidade de saúde contabilizou 3.651.152. Desde 2016 foram 4.016 ações do mutirão oftalmológico, cirurgias chegaram a 14.971; consultas multidisciplinares fecharam em 920.647; consultas gerais atingiram 109.6450; as internações registraram 20.555; procedimento de enfermagem 1.084.889, e Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico 1.495.865.

De janeiro a agosto deste ano foram 910.442 atendimentos oftalmológicos, cirurgias, consultas multidisciplinares, internações, procedimentos de enfermagem, entre outros serviços. Além de Santa Inês, a unidade é referência para as regiões de Zé Doca e Pindaré, que compreendem cerca de 160 mil pessoas.

“Os enfermeiros cuidaram muito bem de mim e me tratam com carinho”, contou Félix Martins, 72 anos, morador de Santa Luiza do Paruá, após passar por um procedimento cirúrgico no hospital.

Novo serviço – Em processo de adequação, o hospital passará a contar ainda neste semestre com leitos destinados à maternidade e com foco em boas práticas de assistência à saúde. As ações incluem uso de quartos privativos, métodos não-farmacológicos de alívio da dor, técnicas de relaxamento, presença de acompanhante, seguindo o que determina as orientações do Ministério da Saúde

Analamacia Brito, enfermeira-obstetra e responsável técnica do Instituto Acqua, participou do evento de comemoração e parabenizou a equipe pelos cinco anos. “ Estamos em processo de implantação da maternidade. O novo serviço será humanizado, estaremos trazendo experiências já consolidades pelo Instituto Acqua em parceria com a SES para a região do Vale do Pindaré. As gestantes e puérperas que serão atendidas no Macrorregional Tomás Martins irão vivenciar experiências positivas. Além deste salto na prestação do serviço é um momento de agradecer a cada colaborador pela doação em cuidar das pessoas”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *