contato@institutoacqua.org.br

Hospital Tomás Martins (MA) conclui semana de atividades do Setembro Amarelo

23/09/2020

Programação contou com palestras diárias sobre temas relacionados à prevenção ao suicídio; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), encerrou na última sexta-feira (18/09) atividades da campanha Setembro Amarelo relacionado à prevenção ao suicídio.  A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Com o tema ‘Cuidando de quem cuida’, o psicólogo Bruno Americo Seba de Castro abriu a atividade com roda de conversa sobre pontos de reflexão e aspectos relacionados aos profissionais e saúde mental. Os colaboradores também partilharam em grupo experiências pessoais e sugestões de como cuidar do outro, perceber sinais ou fatores que podem ser indicativos de sofrimento psíquico.

Durante toda semana, o hospital realizou palestras elaboradas pela equipe de Psicologia abordando temas como prevenção ao suicídio, diagnósticos de doenças associadas com a depressão, fatores de risco entre pessoas com ideação suicida e relação entre compreensão e autocuidado com pessoas em situação de crise ou angústia.

Um ipê decorativo para troca de mensagens motivacionais entre os colegas de trabalho foi utilizado durante a semana como recurso para também sensibilizar o cuidado. Para o diretor do hospital, Erick Bringel, a campanha é momento importante do calendário de atividades na unidade de saúde. “Desenvolvemos todo ano ações relacionadas ao cuidado com o colaborador, e a campanha Setembro Amarelo vem reforçar esse direcionamento específico para a prevenção do suicídio que, segundo dados estatísticos, ainda é uma questão que vitima diversas pessoas”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *