contato@institutoacqua.org.br

Hospital Tomás Martins (MA) inaugura ambulatório exclusivo para pacientes com Covid-19

23/05/2020

Unidade de saúde é referência na região do Vale do Pindaré no tratamento de pacientes diagnosticados ou com suspeitas do novo coronavírus; Instituto Acqua mantém gestão do hospital em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão

A população de Santa Inês e região do Vale do Pindaré, no Maranhão, conta com mais um aparato no combate à pandemia do novo coronavírus. O Hospital Macrorregional Tomás Martins vai ampliar os atendimentos e inaugurou, neste sábado (23/05), ambulatório especializado para pacientes com sintomas leves com comorbidades. Sob a gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Macrorregional é referência para 20 municípios da região.

Segundo a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, a gestão em parceria com a SES tem apresentado resultados positivos e tem sido modelo para ações de saúde no interior do estado. “Estamos ampliando o atendimento para que mais pessoas possam ser salvas. Com esse novo perfil, o Hospital Macrorregional atendará exclusivamente pacientes em tratamento contra a Covid-19. As ações do Instituto Acqua têm sido realizadas em conjunto com o governo estadual para que mais pessoas possam ser tratadas, recuperadas e voltem para o convívio familiar o mais rápido possível”, pontuou.

Ambulatório – A linha de gestão do Instituto Acqua tem ampliado de forma gradativa o número de leitos em unidades de saúde gerenciadas. No Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís, um ambulatório exclusivo para pacientes com comorbidades foi inaugurado na semana passada no Hospital do Servidor – Anexo do HCM.

Pacientes hipertensos, obesos, diabéticos e com doenças renais crônicas, pneumopatia crônica e maiores de 60 anos contam com um ambulatório exclusivo. O mesmo exemplo de gestão foi adotado em Santa Inês. A unidade conta, inicialmente, com 30 poltronas para atendimento ambulatorial. Os pacientes são referenciados pela Regional de Saúde por meio dos municípios e encaminhados para atendimento no Macrorregional Tomás Martins.

O ambulatório no Hospital Tomás Martins conta com recepção, setor de Triagem e classificação de Risco, consultórios médicos e posto de enfermagem. Após acolhimento na recepção, é realizada triagem inicial pela equipe de enfermagem. Nesse momento, são verificados os sinais vitais do paciente como aferição de pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, saturação – identificar o fluxo de oxigênio na corrente sanguínea -, temperatura e glicemia.

Após essa etapa, o paciente é classificado e encaminhado para o consultório médico. O médico, por sua vez, solicita a realização de exames de radiologia – raio x e tomografia, eletrocardiograma e laboratoriais. Ao retornar para o consultório, o paciente é reavaliado pelo médico e recebe orientações e prescrição. Uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros profissionais, atuará no local.

A partir do atendimento médico, o paciente retorna para casa com a medicação e o município de origem monitora por 48 a 72 horas. Em casos de intercorrência ou agravamento, o paciente deve procurar hospital de emergência, onde será feita a regulação e solicitação de leitos.

O diretor-geral do Hospital Tomás Martins, Erick Bringel, destacou a importância da ampliação da oferta do serviço no combate à pandemia. “Nossa demanda é muito grande. Apesar de todo esforço dos municípios realizarem o atendimento inicial é aqui que encontram tratamento direcionado e acompanhamento adequado. Por isso, essa ampliação é muito importante para a saúde da população”, finalizou.

Estrutura – A unidade de saúde passou por reparos técnicos, estruturais, elétricos e hidráulicos para receber novos pacientes. As medidas integram o pacote de ações do governo estadual no combate à expansão de casos confirmados da Covid-19 no interior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *