contato@institutoacqua.org.br

Hospital Tomás Martins (MA) orienta profissionais e comunidade sobre Coronavírus

18/03/2020

Com ações diversas, que incluem palestras, treinamentos e divulgação de informações validadas, a equipe da unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Sáude (SES) do Maranhão fortalece medidas de proteção ao novo Coronavírus

No município de Santa Inês (MA), o Hospital Macrorregional Tomás Martins iniciou, em 09 de março, rotina de orientação e prevenção contra o novo Coronavírus (Covid-19) que inclui capacitação, fiscalização e divulgação de informações direcionadas aos colaboradores e profissionais de saúde. O hospital, gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu nesta quarta (18/03) profissionais do Detran de Santa Inês que foram orientados por profissionais do hospital.

As informações são atualizadas diariamente pelas equipes da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares, do Núcleo de Segurança do Paciente e do Núcleo de Educação Permanente, como explica a diretora-administrativa do hospital, Thayse Bastos. “Há três semanas uma informação falsa circulou dentro do hospital e gerou bastante insegurança entre os colaboradores e pacientes. O controle das informações passou a ser prioridade também para nós que já adotamos o protocolo de precaução padrão da Rede Estadual de Saúde que acompanha as orientações do Ministério da Saúde. O trabalho tem sido tanto interno quanto externo, junto às outras unidades de saúde que integram o sistema da região do Vale do Pindaré”, disse.

A primeira medida foi definir o fluxo de atendimento em conformidade com os protocolos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, que inclui a orientação sobre o uso racional dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e medidas de precaução, higienização e etiquetas respiratórias com prevenção de contato.

Informações e orientações recebidas pela equipe do Macrorregional estão sendo compartilhadas e dialogadas com secretários municipais, equipes de sanitaristas que atuam na região do Vale do Pindaré. “Com informações atualizadas e oficializadas, conseguimos evitar o pânico na população e reforçar a importância das medidas de contingência, com a adesão à quarentena e o isolamento nas casas. Orientamos ainda sobre a responsabilidade da assistência desde a atenção primária até chegar ao hospital que é de média complexidade, além de produzirmos boletins diários sobre a situação da pandemia a todos os profissionais”, observou a diretora-administrativa do Macrorregional.

Atendimento – O Hospital Macrorregional Tomás Martins está preparado para atender a casos suspeitos de Covid-19, com a realização de exames laboratoriais e radiodiagnóstico para investigação, de acordo com o Plano de Contingência do Governo do Estado. “Vamos também preparar dois leitos de isolamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento de possível caso grave da doença e também implantar um comitê local de referência para orientação e tratamento do novo Coronavírus”, reforçou Thayse.

Campanha Profissional Seguro – O Instituto Acqua lançou nesta semana a campanha Profissional Seguro, ação integrada que irá preparar equipe de colaboradores em São Paulo, Maranhão e Mato Grosso do Sul para o combate ao novo Coronavírus, o Covid-19. O planejamento envolve profissionais do Acqua nas áreas da saúde, sustentável, cultura, educação e setores administrativos.

Peças de comunicação foram desenvolvidas e estão sendo compartilhadas nos departamentos com instruções objetivas: quais são os sintomas, como se proteger, quais as medidas a serem tomadas ao diagnosticar os sintomas em si ou em outra pessoa, entre outras. Além disso, material multimídia também será veiculado, garantindo comunicação fluida e clara sobre o tema.

As redes sociais do Instituto também funcionam como agentes na campanha Profissional Seguro, compartilhando informações cruciais para evitar onda de contágio. Já no site do Acqua – institutoacqua.org.br -, uma Landing page exclusiva traz informações mais detalhadas, especialmente aos colaboradores da área da saúde que irão enfrentar o desafio nas unidades nos próximos dias.

Todas as ações educacionais em equipamentos de saúde gerenciados pelo Instituto Acqua estão sendo reestruturadas para acontecer com públicos menores, reduzindo a potencialidade de contágio. Em casos específicos, adiamentos e suspensões poderão ocorrer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *