contato@institutoacqua.org.br

Hospital Tomás Martins (MA) promove ações do Setembro Amarelo

18/09/2021

Profissionais participaram de dinâmica das emoções, momento de reflexão e de troca de experiências; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Tomás Martins, em Santa Inês (MA), realiza ações do Setembro Amarelo, mês que debate o suicídio. As equipes do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e multidisciplinar realizaram dinâmicas com os profissionais da unidade que é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O psicólogo Bruno Seba desenvolveu a atividade ‘caixa das emoções’. A dinâmica tinha como objetivo revelar expressões emocionais, e assim os colaboradores deveriam falar sobre aquele sentimento. No momento foram desenvolvidas reflexões sobre a importância da vida.

“Há necessidade em falar sobre a valorização da vida em todos os tempos. Os profissionais da psicologia puderam trazer por meio de suas didáticas, possibilidades no desenvolvimento de habilidades frente aos sofrimentos e emoções que surgem”, falou o psicólogo.

Ainda foram feitas coleta de dados com os profissionais para análise de saúde mental, além de alertar sobre a prevenção do suicídio. “Foram trabalhados dramatização e diálogos que ofertaram a cada participante as diversas formas de falar sobre o assunto, alcançando vidas e salvando com amor e acolhimento a singularidade de cada participante. A escuta nos faz perceber que se propor ao outro é uma habilidade que precisa ser potencializada em todos os meses do ano”, pontuou o Bruno Seba.

Com o tema ‘valorização da vida’, a psicóloga Amanda Guimarães proferiu palestra para os pacientes do ambulatório. Também foram explicadas algumas patologias psicológicas, assim como falado sobre o cotidiano no ambiente de trabalho, as relações com os pacientes, e entre profissionais, e também como são tratadas as perdas. Além disso, também foi desenvolvida a ‘Árvore da vida’, a proposta era que os profissionais e pacientes compartilhassem mensagens positivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *