contato@institutoacqua.org.br

Hospital Tomás Martins (MA) promove capacitação para equipes de enfermagem 

18/07/2019

Treinamento objetivou atualização dos conhecimentos técnicos da rotina de enfermagem da unidade; equipes das quatro clínicas serão qualificadas

O Hospital Macrorregional Tómas Martins, em Santa Inês (MA), promove durante esta semana capacitação destinada a enfermeiros e técnicos de enfermagem. O objetivo é atualização das equipes quanto ao conhecimento especializado da rotina básica da enfermagem dentro da unidade. O equipamento de saúde está sob a gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES). O treinamento é ministrado pelas enfermeiras Ana Paula Sousa e Rosaly Aires. A primeira etapa foi encerrada na última terça-feira (16/06). As outras capacitações estão previstas para próxima semana.

De acordo com a supervisora de enfermagem do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Ana Paula Sousa, além da assistência na unidade de saúde, com a atualização das técnicas, os profissionais da enfermagem poderão orientar de forma qualificada as famílias dependendo do prognóstico de cada paciente.

“Montamos um cronograma para atender as equipes técnicas das quatro clínicas médica, ortopédica, cirúrgica e pediátrica. Buscamos dialogar utilizando situações do dia a dia das equipes, onde fazemos as análises dos procedimentos identificando erros e acertos e assim qualificar o profissional assistencial a também orientar a família como proceder durante os cuidados básicos com o paciente em casa”, comentou.

Ainda segundou Ana Paula, os procedimentos da enfermagem são universais, tendo diferenciação entre o que é de responsabilidade dos enfermeiros e dos técnicos de enfermagem. Ela pontua também que há procedimentos que são privativos dos enfermeiros. “Um exemplo é a passagem de sonda vesical de demora ou um curativo de 2° e/ou 3° grau”, completou.

O Macrorregional Tómas Martins conta com um corpo de enfermagem com cerca de 300 profissionais, atuando nas clínicas de internação, UTI e bloco cirúrgico. De acordo com o NEP, no mês de agosto está prevista a realização de um workshop destinado à equipe multiprofissional. A unidade de saúde é referência no atendimento de alta complexidade para 21 municípios da região oeste do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *