contato@institutoacqua.org.br

Hospital Tomás Martins (MA) realiza treinamento sobre ventilação mecânica

07/04/2021

Atividade integra ações de capacitação na unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Enfermeiros e fisioterapeutas do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), participaram, nesta quarta-feira (07/04), de treinamento sobre ajustes básicos da ventilação mecânica para aprimorar a assistência aos pacientes graves com problemas de síndrome respiratória aguda, especialmente em tratamento da Covid-19. Ministrada pelo supervisor técnico do Instituto Acqua, João Carlos Amorim Júnior, a capacitação incluiu ainda métodos de interpretação da gasometria arterial, exame relevante para assistência ao paciente grave.

Gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o hospital mantém, atualmente, 36 pacientes em tratamento da Covid-19. De acordo com a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente, Thályssa Carvalho, a programação tem o objetivo de atualizar informações sobre assistência em saúde. “Continuamente o hospital realiza capacitações para atualizar os profissionais sobre novos protocolos e técnicas pertinentes à assistência segura e eficaz”, afirmou.

Ventilação mecânica – Este procedimento é a inserção de um suporte ventilatório para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica. A técnica tem por objetivo a manutenção das trocas gasosas, alivia o trabalho da musculatura respiratória, diminui consumo de oxigênio, reduzindo o desconforto respiratório e permitindo a aplicação de terapêuticas específicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *