contato@institutoacqua.org.br

Hospital Tomás Martins realiza cirurgia de alta complexidade em Santa Inês (MA)

10/06/2019

Procedimento ajudou pescadora da cidade de Bom Jardim que sofria de hérnia de disco lombar associada a grave problema de vértebra; unidade é gerenciada pelo Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A pescadora Maria Zuleide de Sousa Silva, 55 anos, do município de Bom Jardim, no Maranhão, deu entrada no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, com fortes dores nas costas. Após exames, veio o diagnóstico: hérnia de disco lombar associada a uma listese – quando uma vértebra sofre um escorregamento sobre a vértebra anterior. Em 23 de maio, a paciente deu entrada no centro cirúrgico da unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES).

O casal de neurocirurgiões Joelton Fernandes Fonseca e Maria Luana Viégas Fonseca – responsáveis pelo procedimento cirúrgico – em quatro horas de cirurgia trouxeram o alívio para o sofrimento da pescadora.

“Esse tipo de hérnia provoca a instabilidade da coluna e muitas dores na lombar com irradiação para os membros inferiores. No procedimento cirúrgico foi feito a microdissectomia (retirada da hérnia) e uma descompressão do canal medular associado a uma fixação (artrodese lombar), que é a correção dessa instabilidade”, explicou o neurocirurgião.

Esta é a segunda cirurgia de coluna, considerada de alta complexidade, realizada no hospital. A primeira – uma artrodese da coluna torácica – foi em novembro do ano passado, e salvou a vida de um jovem com fragmentos de bala alojados na coluna vertebral.

O Hospital Macrorregional Tomás Martins é referência para a região do Vale do Pindaré e conta com 104 leitos, 10 de UTI e 2 de isolamentos, além de equipe multiprofissional com 39 médicos em diferentes especialidades – nefrologia, cirurgia geral, pediatria, cardiologia, clínica médica, entre outras – para atender cirurgias complexas.

“São poucos os hospitais que têm disponível neurocirurgiões e ortopedistas especializados em coluna. Aqui temos todo suporte para realização da cirurgia e internação”, destacou Thayse Lima, diretora-administrativa da unidade.

No dia seguinte à cirurgia, a pescadora já conseguia andar pelo hospital sem nenhum sintoma. “Fui muito bem recebida e agradeço aos médicos e técnicos. Sofria demais com essas dores e agora me sinto muito bem”, disse Maria Zuleide.

Todo acompanhamento com fisioterapia e reabilitação é realizado no próprio hospital. “É uma grande satisfação contar com o serviço de neurocirurgia em nossa localidade. Graças ao Governo do Estado e ao Instituto Acqua, resolvemos casos como este”, comentou a supervisora do centro cirúrgico da unidade, Cleia Fernanda.

6 comentários em “Hospital Tomás Martins realiza cirurgia de alta complexidade em Santa Inês (MA)”

  1. Ticiana Senna Machado disse:

    Parabéns! Grandes profissionais é o que o Brasil precisa neste momento.

  2. Lauro disse:

    Parabéns aos Drs Joelton e Luana pela excelência comoedicos e profissionais de primeiríssima linha.

  3. Benigna Costa disse:

    Parabéns ao casal de Médicos neurocirurgiões.. Fico ainda mais feliz, orgulhosa e emocionada por o dr. Joelton Fernandes Fonseca ser um primo querido… e a Dra Maria Luana ser sua esposa.. jovens talentosos a serviço da vida.. de salvar vidas.. Deus abençoe vocês grandemente..
    Benigna ..

  4. Nelma xavier disse:

    È d verdade um otimo hospital profisionais q sabem atender os paciente, passei uma semana cm meu filho na pediatria proficionsis de verdade ???

  5. Adriane Araujo da Silva disse:

    Parabens a toda a equipe, a todos os medicos, pois são instrumentos usados por Deus que é o MÉDICO dos médicos. Às enfermeiras que são anjos enviados por Deus. Ha poucos dias tambem fiz uma cirurgia no mesmo hospital e foi um sucesso.
    PARABÉS e OBRIGADA a estarem sempre dispostos a salvar nossas vidas e a protege-las.

  6. Joyce Emanuelle disse:

    Que bom né q finalmente estamos tendo com a graça de Deus ter um hospital com um atendimento tão bom… é por isso q tenho muita vontade tbm de trabalhar nessa empresa da Acqua…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *