contato@institutoacqua.org.br

Influenciadora digital elogia prática humanizada durante parto na Maternidade Benedito Leite (MA)

22/08/2019

Em depoimento público nas redes sociais, Anne Grazielle elogiou a qualidade do atendimento; unidade administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão é referência estadual em parto humanizado. Veja abaixo o vídeo registrado durante a preparação e o parto. 

A experiência vivenciada pela influenciadora digital Anne Grazielle Licar, 25 anos, durante o parto da primeira filha Helloyse, no último dia (16/08), na maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), rendeu elogios públicos ao atendimento ofertado pela unidade de saúde. Ao lado do marido Iago Andrade de Oliveira, Anne recebeu a primogênita após passar por atendimento humanizado. A unidade é administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão.

Anne desmistificou o pensamento a respeito do serviço público de saúde e pontuou o padrão de excelência que os profissionais trabalham ao receber cada paciente. “Não se iludam com maternidade particular. Fiz alguns procedimentos em maternidade particular e não fui tão bem recebida quanto no SUS. A maternidade Benedito Leite tem ótimos profissionais que mostram que amam seu trabalho. Quando estive internada as próprias mães haviam me falado o quanto se identificaram lá. A alimentação é excelente, me senti muito bem desde o primeiro momento até a saída da maternidade”, pontuou.

A unidade é referência estadual em parto humanizado. Práticas na assistência às gestantes com realização de exercícios com bola suíça, dança, pintura de barriga e aplicação de métodos não-farmacológicos para alívio da dor estão entre as atividades realizadas durante o atendimento do equipamento de saúde.

Helloyse veio ao mundo às 23h06 pesando 3,035kg após um parto cesariana. Iago, sempre ao lado da esposa, com carinho e atenção, transmitia calma e segurança. A prática está em conformidade com o que determina o Sistema Único de Saúde, que permite à gestante o direito a acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto. A Lei determina ainda que o acompanhante será indicado pela gestante, podendo ser o pai do bebê, parceiro atual, a mãe, um(a) amigo(a), ou outra pessoa de sua escolha.

A coordenadora de enfermagem da Maternidade Benedito Leite, Kelma Lucena, explica que o marido de Anne Grazielle acompanhou os cuidados com o bebê até o retorno de sua esposa para sala de recuperação pós-anestésica. “O marido vivenciou tudo, sempre acompanhando o melhor momento de suas vidas: o nascimento do seu bebê tão desejado. Ao receber a filha pela pediatra, os dois emocionados se beijaram, choraram e ficaram acariciando o bebê. Ele sempre esteve ao lado da esposa, desde o acolhimento na classificação de risco, passando pela internação e durante o centro cirúrgico”, descreveu a enfermeira obstetra.

O atendimento – Anne Grazielle ao recordar do atendimento conta que, por ser “mãe de primeira viagem”, tinha muitas dúvidas. Ela lembra que durante o procedimento de enfermagem, ao surgir as perguntas, prontamente obtinha as respostas.

“Lembro de ter feito meus exames na parte do térreo. Após ter feito tudo, subi para sala de cirurgia. Nessa sala fui bem recebida por uma equipe com pediatra, enfermeiros e me fizeram algumas perguntas. Por último pediram para eu relaxar que aplicariam a anestesia. Eu disse que era meu único medo, a pessoa que aplicou me deixou calma e disse que seria bem rápido”, recorda Anne.

A maternidade Benedito Leite realiza Rodas de Conversa para Casais Grávidos. Durante os encontros, casais compartilham experiências e tiram dúvidas sobre o processo gestacional. Nas atividades, as grávidas e os acompanhantes realizam uma visita onde conhecem toda a estrutura da maternidade. A unidade de saúde oferece atendimento de urgência e emergência em obstetrícia e conta ainda com o Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo, que trabalha com o planejamento familiar e inserções de métodos contraceptivo DIU (Disposito Intrauterino).

 

Um comentário em “Influenciadora digital elogia prática humanizada durante parto na Maternidade Benedito Leite (MA)”

  1. franco disse:

    Olá tudo bem? Precisei deixar esse comentário pra dizer que amei seu site.

    Muito conteudo de qualidade mesmo. Continue assim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *