contato@institutoacqua.org.br

Iniciativa faz atendimento psicológico a profissionais de saúde

11/04/2020

Profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), de São Luís (MA), são atendidos diariamente pelo projeto ‘Cuidando do Cuidador’, de forma individual e por agendamento. Ação garante acolhimento emocional nesta fase de combate ao Coronavírus

Na segunda-feira (06/04), a equipe do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), deu início ao serviços de atendimento psicológico ambulatorial para os profissionais de saúde que estão atuando na assistência aos pacientes com suspeita ou diagnóstico do novo Coronavírus, e demais colaboradores da unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

“É uma iniciativa que pretende cuidar, acompanhar mais de perto os nossos colaboradores nesse cenário de muita mudança, ouvindo, promovendo relaxamento e minimizando os impactos na saúde emocional dos profissionais do hospital”, destacou o diretor-geral do HCM, Edilson Medeiros.

A supervisora multiprofissional do HCM e coordenadora do projeto, Alessandra Mesquita, explica que a ação veio atender o desafio de manter a qualidade emocional diante do cenário atual da pandemia que também tem ocasionado alguns sofrimentos psíquicos.

“Os profissionais estão lidando com a incerteza associada ao aparecimento e resultado da doença, diagnósticos. Quem está em contato íntimo com o paciente e sua família no cotidiano também se envolve com as tensões da assistência no cuidado. O projeto vem oferecer qualidade na saúde física e emocional dos cuidadores, os nossos profissionais de saúde”, disse Alessandra.

Os atendimentos são realizados em duas salas do ambulatório do HCM, no horário das 13h às 19h, por agendamento prévio, para que cada profissional seja atendido individualmente, e cumprem as orientações de segurança e medidas de precaução estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. As sessões contam com atendimento psicológico realizado pela psicóloga Ana Cláudia e também com terapias alternativas – aromaterapia e meditação – conduzidas pela terapeuta ocupacional, Giselda Andrade.

“Os profissionais são direcionados pelos supervisores de cada setor e encaminhados para o agendamento. Também teremos horários específicos para demandas espontâneas dos colaboradores. Com isso, queremos valorizar nossos profissionais e disponibilizar para as equipes esse tipo de acolhimento, minimizando o estresse a tensão”, ressaltou a presidente da Comissão de Humanização do HCM, Rosiane Campos.

A ação tem o apoio do Acqua, que junto à SES, gerencia o hospital. “É um momento de grande responsabilidade e expectativa para os profissionais de saúde que estão trabalhando nas unidades para o atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados no diagnóstico da Covid-19. E cuidar da saúde de todos é também a missão do Instituto”, ressaltou a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *