contato@institutoacqua.org.br

Iniciativa Hospital Amigo da Criança mantém selo de qualidade conferido à Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão 

10/01/2020

Certificação é conferida pelo Ministério da Saúde às unidades que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pela Unicef e OMS; a maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a SES 

Referência no atendimento à saúde materno-infantil de forma humanizada e multidisciplinar, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, foi reconhecida, mais uma vez, pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), que promove a adoção de práticas facilitadoras da amamentação.

Com o reconhecimento, a unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão manteve o Selo de Hospital Amigo da Criança, após uma etapa de monitoramento acompanhada pela IHAC.

“Esta conquista prova o nosso compromisso em levar saúde à população com qualidade e dignidade. O aleitamento protege a saúde da mãe e do bebê”, destacou o secretário do Estado da Saúde, Carlos Lula.

A iniciativa consiste no treinamento dos profissionais de saúde dos hospitais para o cumprimento dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. A estratégia é usada no mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Foi lançada em 1991, com o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar.

A Maternidade de Alta Complexidade ficou em primeiro lugar no cumprimento das metas com outros 16 estados brasileiros, cumprindo 100% das exigências. Para receber o selo, as unidades precisam aplicar autoavaliações periódicas em um período de dois anos e incluem aplicação de questionários destinados aos profissionais de saúde e ao público que recebe o atendimento.

“Ficamos muito felizes em fazer parte dessa iniciativa e ajudar o Governo a reduzir os índices de mortes materna e infantil. O compromisso do Instituto Acqua é fortalecer o trabalho para alcançar cada vez mais resultados que contribuam para o desenvolvimento dos maranhenses”, pontuou Paula Assis, diretora-executiva do Instituto Acqua.

Entre os critérios avaliados estão a capacitação das equipes de saúde, a aproximação imediata da mãe e do bebê após o parto, o contato pele a pele, a disponibilização de alojamento conjunto, entre outros. Com o reconhecimento por meio do Selo Amigo da Criança, as unidades recebem recursos em base na realização de partos, tanto normal quanto cesárea.

Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef e OMS. Para ser amigo da criança, o hospital deve, também, respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *