contato@institutoacqua.org.br

Iniciativa social Casa Acqua inaugura serviços em São Luís (MA)

20/10/2020

Espaço, idealizado pelo Instituto Acqua, oferece serviços gratuitos em saúde e cultura em parceria com a Associação de Moradores da Vila Portelinha, no bairro Ilhinha, na capital maranhense

Maria de Nazaré Lima Pontes, 58 anos, chegou bem cedo na Casa Acqua em busca de consulta médica na manhã desta terça-feira, 20 de outubro. Moradora da comunidade Ilhinha, em São Luís, onde está situado o novo projeto social do Instituto Acqua no Maranhão, ela soube da novidade e marcou consulta médica. O espaço, que ofertará avaliações médicas e atividades culturais e de recreação fica localizado na Rua 6, quadra 16, casa 8, no bairro São Francisco.

“Fiquei sabendo pela minha vizinha que iria abrir uma casa que vai oferecer consultas. Vim hoje para me consultar porque tenho sentido muita tontura. Fiquei feliz em saber que tem esse espaço com um benefício para todos e perto aqui da comunidade. É ótimo”, disse Maria.

A moradora da comunidade só precisou levar documentos pessoais e cartão do SUS. Em menos de 30 minutos, saiu de lá com encaminhamento para exames e receita médica com indicação de suspeita de labirintite, após atendimento com o clínico geral Hildebrando Ribeiro Júnior. “Estamos iniciando hoje os atendimentos e vamos oferecer consultas médicas para casos de baixa e média complexidade a pessoas da comunidade que não conseguem atendimento em outros meios. Duas vezes por semana estarei aqui e com a perspectiva de atender até 20 pacientes por dia”, explicou o médico.

A Casa Acqua, inicialmente, vai ofertar atendimento médico em Pediatria, Clínica Geral, Psicologia e Enfermagem. São consultas médicas, procedimentos de curativos, inalação,  palestras e rodas de conversa sobre educação em saúde, encontros com gestantes e cursos profissionalizantes. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A casa conta com 2 consultórios médicos, sala de procedimentos de enfermagem, auditório, além de área recreativa e espaço de oficinas.

Sonho concretizado – O projeto Casa Acqua atua em parceria com a Associação Beneficente e Cultura ABEC da Vila Portelinha, que também funciona nas adjacências do bairro São Francisco. Os líderes comunitários Cláudio Costa e Wilson Viana estiveram presentes na abertura das atividades da casa e falaram sobre a satisfação em ter um sonho materializado.

“A gente já desenvolve um projeto chamado Criança Feliz, que tem como objetivo retirar as crianças mais vulneráveis da rua, do estímulo à violência e drogas. E a gente tinha esse sonho de trazer um posto de saúde, ter um serviço nessa área. O Instituto Acqua firmou a parceria com a gente e estamos muito felizes com a abertura da casa que vai ajudar mais de 300 famílias que fazem parte da nossa comunidade”, agradeceu Cláudio Costa.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, lembra que a iniciativa integra a política institucional ao longo de 21 anos. “Estamos muito felizes em inaugurar um espaço que vai acolher a comunidade com serviços em saúde, cultura e educação. Nosso objetivo é integrar os moradores por meio de atividades, sobretudo, de conscientização. Para o Acqua é renovador e estimulante lançar esse projeto, que esbanja todo trabalho com o qual acreditamos e apoiamos, com humanização e eficiência”, comentou.

Paula Assis, diretora-executiva do Acqua, participou do início dos atendimentos e visitou as instalações. Ela agradeceu ao empenho de todos. “Estamos felizes em ajudar com essa parceria. Agradeço à dedicação de todos da comunidade. É um sonho do instituto poder oferecer essa contrapartida social com serviços de saúde e espero que a Casa cresça bastante em atendimentos e serviços”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *