Instituto Acqua: Centro de Hemodiálise de Balsas (MA) orienta profissionais sobre adorno zero
18/04/2023
Atividade abordou a Norma Regulamentadora 32 sobre proibição de uso de adornos, a importância da higienização das mãos e segurança do paciente; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)
Na semana passada, equipe do Centro de Hemodiálise de Balsas (MA) realizou ação educativa sobre a importância da ausência de adorno no ambiente hospitalar. A iniciativa integra a capacitação contínua dos profissionais de saúde, em referência à Norma Regulamentadora 32 que orienta sobre os riscos do uso de adornos (brincos, relógios, anéis, pulseiras) para a segurança do paciente.
A dinâmica foi conduzida pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (SCIRAS), Fernanda Coutinho Lima, e direcionada aos colaboradores. A facilitadora fez demonstração prática com um boneco vestido com roupa privativa e utilizando adorno. “O enfoque principal da ação foi o uso do adorno durante a higienização das mãos. Eles possuem bactérias e portanto comprometem de forma significativa a higienização das mãos. Esse alerta foi dado para todos os profissionais que trabalham em unidade com pacientes e juntos iremos vencer o maior desafio do paciente internado que é não sofrer com uma infecção”, pontuou.
Quer conferir outros conteúdos relacionados às iniciativas do Instituto Acqua? Acesse também nossas redes sociais @institutoacqua
