contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua e Governo do Maranhão inauguram 40 leitos de retaguarda materna

26/11/2020

Novo serviço funcionará no 3º andar da Santa Casa de Misericórdia em São Luís; leitos reforçam assistência materno-infantil na rede estadual 

O Instituto Acqua e o Governo do Maranhão inauguraram nesta quinta-feira (26/11) novo serviço para puérperas em São Luís. A nova ala materna ‘Elisabeth Coelho Vaz’ funcionará com 40 leitos no 3º andar da Santa Casa de Misericórdia. O espaço, totalmente reformado e modernizado, conta a partir de agora com equipamentos que contribuirão para as ações de assistência do atendimento materno-infantil. Os novos leitos darão suporte às maternidades de Alta Complexidade do Maranhão, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, vinculadas à rede estadual e sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Está é uma conquista relevante para São Luís. E já demos outros passos relevantes, a exemplo da clínica Sorrir, do Ninar, ampliação da Benedito Leite e MACMA. Essa nova ala representa mais um conforto para as mães, puérperas e aos seus bebês”, comentou o governador Flávio Dino durante solenidade virtual.

O secretário de estado da Saúde, Carlos Lula, falou sobre a excelência do atendimento na nova ala materna da Santa Casa. “Estamos ganhando quase uma nova maternidade. Essas pacientes entram nesse espaço de maneira regulada vindas de nossas maternidades e passam a ter mais cuidado. Fizemos uma completa reforma. É um espaço que vai permitir que as mães não sintam nenhuma diferença de estar na Maternidade Benedito ou [maternidade] Nossa Senhora da Penha”, afirmou.

A ala possui recepção, sala de procedimentos/estabilização, posto de enfermagem, alojamento conjunto, farmácia, almoxarifado, sala de Núcleos, além de espaço administrativo. Os atendimentos serão regulados pela rede de maternidades do Estado. A ampliação do serviço assegura atenção humanizada à gestante.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, lembra a importância de ampliar serviços de suporte às mulheres. “Gerenciamos uma das maiores redes materno-infantil do país, junto ao Governo do Maranhão, e temos a experiência em cuidar da saúde da mulher em vários níveis. Esse, sem dúvida, é mais um serviço que passa pelo respeito diante da população com a nossa identidade em administrar com humanização. A ampliação é fundamental para apoiar outras importantes maternidades da região”, pontuou.

Paula Assis, diretora-executiva do Instituto Acqua, reforçou as conquistas nos últimos meses. “O Acqua tem ampliado o número de unidades e leitos sob gestão. Essa ampliação é resultado de uma administração empenhada em prestar serviço de excelência e com profissionais  capacitados”, mencionou.

A escolha do nome da ala materna é uma homenagem. Elisabeth Coelho Vaz foi técnica de enfermagem, que de 1960 a 1990 dedicou-se ao atendimento em domicílio de gestantes e recém-nascidos. Nascida em Cajapió, em 1939, aos sete anos mudou para São Luís, após falecimento da mãe. Aos 17 anos cursou técnico em enfermagem, indo trabalhar no Hospital Português, onde se especializou em obstetrícia. Mesmo aposentada, continuou na função por conta própria. Faleceu de câncer, em abril deste ano, aos 80 anos, em São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *