contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua: Himaba (ES) realiza exposição de desenhos produzidos por pacientes

24/05/2023

Equipe multidisciplinar da unidade organizou exposição com desenhos dos pacientes da ala de saúde mental; hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

O Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha (ES), realizou na última semana exposição com desenhos produzidos pelos pacientes internados. A equipe formada por psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, com auxílio do setor da Classe Hospitalar, promoveu a ação a partir de demanda dos próprios adolescentes da ala de saúde mental, que relatavam que nunca haviam pintado ou desenhado.

“Ao serem estimulados a pensar em outras formas terapêuticas de cuidado, eles descobriram a arte como suporte. Inclusive uma adolescente levará adiante esta habilidade, ela relatou que irá se especializar e levar a ideia para geração de renda”, afirmou Amanda Lorencini, psicóloga.

Os desenhos e pinturas ficaram expostos no corredor que dá acesso ao refeitório do hospital, proporcionando visibilidade do trabalho feito pelos pacientes. “As crianças tiveram a oportunidade de mostrar seus sentimentos por meio da arte. Foi uma ação para conscientizar sobre a luta antimanicomial, que é um marco e deve ser sempre relembrada em nossas atitudes e as formas de perceber as crianças e adolescentes que possuem sua própria essência”, afirmou Rosiel Vitorino, enfermeiro e coordenador assistencial do setor de saúde mental.

Quer conferir outros conteúdos relacionados às iniciativas do Instituto Acqua? Acesse também nossas redes sociais @institutoacqua 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *