contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua: Himaba (ES) retorna visitas hospitalares e flexibiliza troca de acompanhantes

08/05/2023

Retorno das visitas passa a valer a partir desta segunda-feira (08/05); hospital infantil de Vila Velha é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha (ES), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), retorna a liberação de visitas aos pacientes internados nas áreas da Pediatra II e III, Psiquiatria e Maternidade. Além disso, a assistência religiosa aos pacientes e seus acompanhantes também está liberada. As medidas valem a partir desta segunda-feira (08/05). A presença de familiares, amigos e a assistência religiosa aos pacientes estava restrita desde 2020, como forma de prevenção à Covid-19, e volta à normalidade após avaliação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da unidade.

Para entrar no hospital, é necessário que os visitantes e acompanhantes apresentem o documento de identidade com foto. Cada paciente poderá receber até dois visitantes, das 14h às 15h, sempre às quartas e sextas-feiras. Todos os dias, das 7h às 9h e das 16h às 18h, está liberada até duas trocas de acompanhantes, com limite de tempo para troca em leito de até 10 minutos. Até a semana passada, apenas uma substituição estava autorizada.

O diretor-geral do Himaba, Cláudio Amorim, explica a importância da visita ao paciente internado. “Para quem está internado, tão importante quanto receber os cuidados da equipe de saúde é ter bem perto familiares e amigos. Essas visitas trazem um benefício muito grande na recuperação do paciente, que ganha mais motivação, contribuindo neste processo de recuperação”, esclarece.

Já as visitas religiosas, solicitadas pelo acompanhante, podem acontecer, preferencialmente, às segundas-feiras, das 14h às 15h. E em casos de pacientes graves, serão liberadas em outros dias e horários, com a autorização da equipe multidisciplinar da unidade. Para Emilio Mameri, diretor-técnico do Himaba, é mais uma ação da instituição para ofertar conforto. “Além do retorno das visitas e maior flexibilidade na troca de acompanhantes, estamos estudando outras possibilidades, no sentido de humanização, para conectar ainda mais os pacientes com seus familiares. Nossa missão é tornar acolhedora a experiência de cada paciente”, explica.

Quer conferir outros conteúdos relacionados às iniciativas do Instituto Acqua? Acesse também nossas redes sociais @institutoacqua 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *