contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua: Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) realiza ação pela Segurança do Paciente

11/04/2023

Iniciativa marcou os 10 anos da implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente; hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), promoveu blitz educativa nesta terça-feira (11/04) para marcar os 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente. A unidade dispõe dos serviços do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), setor responsável por elaborar estratégias de monitoramento de boas práticas, campanhas e ações a partir de indicadores que estão nos protocolos básicos de segurança dos pacientes: identificação do paciente, comunicação efetiva entre os profissionais de saúde, uso seguro de medicamentos, cirurgia segura, higienização das mãos, prevenção de lesão por úlcera de pressão e prevenção do risco de quedas. O Instituto Acqua gerencia o HCM em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Desde 2013 tornou-se obrigatório as unidades terem um Núcleo de Segurança do Paciente para monitorar as 6 metas de segurança e realizar as notificações de incidentes adversos. Aqui no hospital funcionamos há 6 anos”, disse Rosy Maura, enfermeira do setor no HCM.

A função do NSP é trabalhar as seis metas para prevenção de danos aos pacientes, continuamente. A equipe notifica o hospital com o plano de ação e melhoria. Atualmente, 5 profissionais de enfermagem trabalham no núcleo. A ação contou com distribuição de informativo e jogo de perguntas e respostas sobre aspectos da assistência e cultura de segurança do paciente.

Quer conferir outros conteúdos relacionados às iniciativas do Instituto Acqua? Acesse também nossas redes sociais @institutoacqua 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *