contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua: Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) mantém selo de Acreditação nível I ONA

26/05/2023

Auditoria foi realizada nos dias 23 e 24 de maio e elencou pontos positivos da unidade; hospital, único 100% SUS a obter certificação no Mato Grosso do Sul, é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu nesta semana visita de profissionais do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), órgão responsável por fiscalizar e manter o processo de acreditação hospitalar via Organização Nacional de Acreditação (ONA). Após dois dias de apresentações e avaliações realizadas, o hospital teve o selo de Acreditação Nível I mantido, seguindo assim como o único hospital da rede pública com tal certificação no Mato Grosso do Sul.

Letícia Carneiro, diretora-geral da unidade, parabenizou a equipe e destacou a evolução das discussões entre avaliadores. “É nítido perceber o grau de evolução de cada colaborador neste processo que teve início no ano de 2021 e até hoje está sendo mantido graças ao empenho e colaboração de cada um”, pontuou.

Marllon Nunes, diretor administrativo, também parabenizou os colaboradores pelo empenho. “A manutenção é construída ao longo de todo o processo, e mais uma vez conseguimos dar sequência ao nosso trabalho”.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, reforça o compromisso da instituição frente à unidade e cumprimenta os profissionais. “A dedicação e trabalho de cada profissional movem o Hospital Dr. José de Simone Netto. A unidade é referência estadual e ficamos felizes por acompanhar cada avanço. Parabenizo cada um que ajuda a transformar o hospital em modelo público. Esse esforço garante, como já foi demonstrado, um trabalho focado na qualidade”, pontua o gestor.

Como funciona a avaliação? A visita de manutenção da ONA é realizada de 8 em 8 meses. Cada setor é responsável por apresentar seus respectivos indicadores para os avaliadores, que apontam questionamentos e debatem possibilidades de melhorias para que a unidade alcance, futuramente, o próximo nível da Acreditação.

Para conseguir a Acreditação nível 1, o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto cumpriu 90% dos padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. Foram avaliados 698 itens em todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

Quer conferir outros conteúdos relacionados às iniciativas do Instituto Acqua? Acesse também nossas redes sociais @institutoacqua 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *