contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua promove treinamento sobre Sistema de Metas para unidades de saúde do Maranhão

25/05/2023

Objetivo da capacitação é implantação do novo módulo de auditoria das metas, com o cruzamento dos contratos de gestão e o monitoramento dos dados das unidades de saúde

Equipe de consultoria técnica do Instituto Acqua promove, nesta semana, treinamento direcionado para atualização do Sistema de Metas dos indicadores das unidades de saúde gerenciadas pela instituição no Maranhão. A capacitação, ocorrida até esta sexta-feira (26/05), no auditório do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís, tem condução das consultoras Maria Aparecida Zutin, Imaculada Machado e Angelita Moreira. O público participante reúne representantes de hospitais, maternidades, policlínicas e centros especializados e de referência.

O Instituto Acqua faz uso do Sistema EGS, uma ferramenta digital que auxilia no acompanhamento e gestão de metas, bem como os contratos de gestão e planos operativos. O sistema faz o registro das metas e organiza uma base de dados com indicadores importantes para cada unidade de saúde. Além disso, a consolidação dos dados resulta em um BI (Business Intelligence) que fornece visualizações interativas dos relatórios de indicadores – disponibilizados no Portal da Transparência do Instituto Acqua.

A nova etapa é a implantação de um novo módulo de auditoria das metas, com o cruzamento dos contratos de gestão e o monitoramento dos dados. “Esse treinamento é para alinharmos essas informações para que os profissionais das unidades de saúde que fazem a alimentação do sistema tenham competência no gerenciamento dessa ferramenta. A outra novidade é que a partir de agora a validação dos dados encaminhados deve ser feita pelos diretores por meio de assinatura digital”, explicou Maria Aparecida Zutin.

Metodologia está fundamentada pela Portaria 05/SES/MA, de 03 de janeiro de 2023, que regulamenta o acompanhamento, avaliação e fiscalização dos contratos de gestão entre o Instituto Acqua e a Secretaria de Estado da Saúde. Os indicadores variam por especificidade de serviço de saúde (hospitais, maternidades, policlínicas, centros de saúde) e estão baseados em orientações do Ministério da Saúde e agências reguladoras.

Quer conferir outros conteúdos relacionados às iniciativas do Instituto Acqua? Acesse também nossas redes sociais @institutoacqua 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *