contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua realiza I Encontro de Farmácia no Maranhão

19/06/2019

Evento reuniu 80 profissionais que atuam em unidades sob gestão Acqua e Secretaria de Estado da Saúde; cumprimento dos protocolos de segurança do paciente foi um dos temas abordados

O auditório do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), reuniu nesta quarta-feira (19/06) farmacêuticos, auxiliares de farmácia e encarregados de almoxarifado que atuam em unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante realização do I Encontro de Farmácia promovido pelo Acqua.

Com o tema “Humanização e Gestão dos Serviços de Farmácia”, o evento abordou palestras direcionadas para a qualificação dos profissionais farmacêuticos, como falou o supervisor de Farmácia do Acqua, Raimundo Wellington Santos Araújo.

“A direção executiva do instituto sentiu a necessidade de valorizar estes profissionais e qualificar ainda mais o serviço de farmácia. Organizamos junto com os palestrantes convidados temáticas que pudessem contribuir com o conhecimento tanto dos farmacêuticos quanto dos auxiliares de farmácia”, explicou.

A palestra de abertura abordou a importância da ‘diluição de medicamentos’, com relatos de casos apresentados pela farmacêutica Wanderly Barbosa Silva, que também é especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica e em Farmácia Hospitalar.

“Muitos profissionais de saúde não sabem a diferença entre diluição e reconstituição e isso impacta o trabalho do farmacêutico ao manipular ou conservar os medicamentos. Existe uma tabela de aplicação que orienta como devemos fazer uso das medicações”, disse Wanderly.

A profissional explanou ainda sobre o uso e condições de armazenamento de comprimidos, ampolas, medicações aplicadas em multidoses, a importância da estabilidade dos medicamentos abertos até a validade e os fatores intrínsecos e extrínsecos que asseguram a preservação dos fármacos.

‘O cuidado farmacêutico na Segurança do Paciente’ foi tema abordado na sequência pela farmacêutica Luna Mayra da Silva e Silva. A palestrante destacou a importância da Farmácia Clínica, como área científica voltada para o uso racional de medicamentos na promoção da saúde e bem-estar de pacientes e na prevenção de doenças.

“O farmacêutico deve ser um profissional com habilidade para ser um prestador de serviços de uma equipe multiprofissional, tomar decisões, ser um bom comunicador, líder, gerente, educador e com conhecimento atualizado”, pontuou.

Luna Mayra ressaltou que a atuação do farmacêutico é importante para o cumprimento dos protocolos de segurança do paciente, especificamente a meta de número 3 que busca ‘melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração dos medicamentos’. Para isso, segundo a especialista, é necessário estar atento a algumas medidas, como evitar o uso de abreviaturas, fórmulas químicas abreviadas, ter cuidado com medicamentos com nomes semelhantes, alergias dos pacientes, análise das doses e as indicações para a diluição de medicamentos.

Valorização profissional – Participaram do evento 80 profissionais que atuam no setor de farmácia e almoxarifado. Durante a manhã, as atividades foram encerradas com a palestra sobre “Acompanhamento de Antimicrobianos”, com o farmacêutico Afonso Celso Pereira dos Santos Júnior.

“Hoje o farmacêutico clínico atua com foco na segurança do paciente e no controle do uso correto dos medicamentos, fazendo avaliações das prescrições para que erros sejam minimizados com o objetivo de resguardar o paciente. A segurança é o principal foco”, destacou Afonso.

Isolda Ribeiro e Silva, funcionária da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, avaliou o evento de forma positiva por atualizar conhecimentos específicos sobre o setor. “Considero importante porque as temáticas atualizaram informações que podemos usar em qualquer unidade, desde a parte de antibióticos de uso restrito até o cuidado com o paciente”, falou.

O evento abordou ainda os temas “Gestão da Assistência Farmacêutica”, “Farmacovigilância e o Cuidado ao Paciente Hospitalizado” e finalizou com a palestra motivacional “O Melhor de mim sou eu”. Ao final, foram entregues brindes e certificados aos participantes. O I Encontro de Farmácia é uma política de gestão Acqua que visa integrar as equipes e apoiar capacitações que colaboram para a construção de atendimentos eficientes e próximos da população.

 

Um comentário em “Instituto Acqua realiza I Encontro de Farmácia no Maranhão”

  1. FUVIA ALVES RIBEIRO disse:

    Gostaria de agradecer a iniciativa do Instituto Acqua em realizar este encontro foi gratificante participar tudo muito organizado, palestrantes de uma inteligencia tremenda
    aguardo o próximo e com certeza irei participar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *