contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua traz para o Hospital de Trauma de João Pessoa (PB) experiência de 20 anos de gestão

03/07/2019

Presente em quatro estados do País, instituição administra 1.598 leitos, conta com 11 mil funcionários e 24 unidades de saúde

O Instituto Acqua, organização social que assumiu nesta quarta-feira (3/7) a gestão do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, de João Pessoa (PB), mantém atuação em quatro estados do País, 14 municípios e está à frente de complexos hospitalares que são referências em diversas áreas. Com 11 mil funcionários diretos e indiretos, a instituição é reconhecida pelos gestores públicos por atuar em 23 unidades de saúde (com o Hospital de Trauma será a 24ª unidade) e gerenciar 1.267 leitos (com a nova unidade o número de leitos chega a 1.598).

Em cinco cidades maranhenses, com gestão de cinco maternidades (que somatizam a maior rede materno-infantil estadual), um centro odontológico, um centro de referência em neurodesenvolvimento, cinco hospitais e uma casa de apoio a crianças com microcefalia, o Acqua acaba de completar quatro anos no Maranhão. A gerência realizada no estado é uma das experiências mais emblemáticas na história do Instituto ao longo de seus 20 anos.

Na Capital maranhense, o Instituto administra um dos principais complexos hospitalares do estado, o Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira. Do mesmo modo, o Acqua também é responsável por gerenciar a principal rede de cuidados especializados para crianças com problemas de neurodesenvolvimento no Maranhão. O Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), instalado no Complexo Materno-Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís, implementa política de humanização no atendimento e reabilitação de crianças com síndromes raras. Por meio da Casa de Apoio Ninar, articulação do Centro Ninar, equipe multiprofissional do Instituto qualifica os familiares das crianças para saber lidar com as necessidades de seus filhos. O espaço é referência para 50 cidades maranhenses e se tornou modelo de inclusão.

A boa impressão e o resultado do trabalho realizado pelo Acqua no Maranhão conferiram à instituição experiência em projetos de saúde. Nos últimos seis meses, os estados da Paraíba e Mato Grosso do Sul receberam os serviços do Instituto. Em dezembro do ano passado, o Acqua inaugurou junto à Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba um Centro Especializado em Reabilitação do Tipo IV na cidade de Sousa, a mais de 400 km da Capital – em três meses o espaço realizou mais de 15 mil atendimentos. Em seguida, três Unidades de Pronto Atendimento do estado também passaram a ser administradas pelo Instituto: em Guarabira, Princesa Isabel e Santa Rita. Capacitações de profissionais, investimentos e plano de metas foram os primeiros passos implantados pelo Acqua nas unidades paraibanas.

No final de março, o Instituto assumiu o Hospital Regional de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. A gestão, em três meses, reativou leitos de UTI, ampliou a oferta de exames, apresentou novos procedimentos cirúrgicos e reforçou o atendimento humanizado. No último mês, o Acqua também passou a gerenciar o Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados, no mesmo estado. “A expansão surge no melhor momento do Acqua. É a fase que consolidamos um trabalho respeitado pelos gestores públicos e elogiado pela população. Esse trabalho não para e vamos conquistar ainda mais projetos. A história revela a credibilidade que o Acqua adquiriu e o fortalecimento das ações implementadas”, afirma Samir Siviero, diretor-presidente do Acqua.

Área ambiental
Fundado em 1999, o Instituto Acqua firmou-se, à época, no Terceiro Setor nacional com programas socioambientais e de qualidade urbana. Promoção de seminários sobre saneamento básico e discussões de instâncias e fóruns regionais sobre causas ambientais eram atividades que o Acqua consolidava. Na área ambiental, ocupou protagonismo em várias pautas, sendo vice-presidente do Sub-Comitê de Bacias Billings Tamanduateí; Membro Titular do Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André (SP) e Representante da Sociedade Civil no Conselho Consultivo do Consórcio Intermunicipal do ABC e da Região Metropolitana de São Paulo.

Cultura e Educação
A partir de 2016, em Santo André, fideliza os serviços em imóvel mais amplo e estruturado para receber projetos culturais e educacionais. É neste espaço que nasceram importantes iniciativas do Acqua como a Feira Vegana do ABC, considerado o segundo maior evento do segmento na região metropolitana de São Paulo, além do Bazar VilaMundo de economia criativa, que incentiva artesãos, pequenos produtores e artistas regionais, bem como cursos de várias áreas.

A inauguração da sede cultural, em 2017, contou com a presença do jornalista Gilberto Dimenstein, idealizador do portal Catraca Livre – que se tornou parceiro do Acqua diante da iniciativa VilaMundo – uma plataforma que mapeia roteiros culturais gratuitos e/ou baratos em São Paulo e ABC Paulista.

Nos últimos três anos, o estímulo à economia criativa, empreendedorismo e a valorização da música brasileira marcaram as programações culturais do Instituto Acqua. O local recebeu diversos artistas como Andreas Kisser, guitarrista da banda Sepultura, Kleber Albuquerque, Nômade Orquestra, Lurdez da Luz, Everson Pessoa, Bocato, Duda Neves, Juçara Marçal, Kiko Dinuci, Suzana Sales, Marcia Cherubin, João Cristal, Michel Freidenson e outros.

O Instituto Acqua também atua na Educação frente ao projeto Universidade Cidadã, que disponibiliza curso pré-vestibular gratuito. As cidades de São Luís (MA), São Paulo (SP), Santo André (SP) e São Sebastião (SP) receberam a iniciativa. O programa educacional atende pessoas de baixa renda, mulheres chefes de família sem trabalho, pessoas da comunidade LGBT, pais e mães solteiros que tenham a guarda de filhos menores de 18 anos, responsáveis legais de pessoa com deficiência física ou mental e indígenas.

Veja em quais áreas o Acqua atua

4 estados, 14 cidades, 11 mil funcionários, 24 unidades de saúde

Maranhão
Gestão na área da Saúde:

São Luís
Maternidade Nossa Senhora da Penha
Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão
Maternidade Benedito Leite
Complexo Hospitalar Infantil Dr. Juvêncio Mattos
Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar)
Casa de Apoio Ninar
Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir)
Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira

Colinas
Maternidade Humberto Coutinho

Balsas
Hospital Regional de Balsas

Pinheiro
Hospital Dr. Jackson Lago

Santa Inês
Hospital Macrorregional Tomás Martins

Paraíba
Gestão na área da Saúde:

Sousa
Centro Especializado em Reabilitação do Tipo IV (CER IV)

Guarabira
Unidade de Pronto Atendimento – UPA Guarabira

Princesa Isabel
Unidade de Pronto Atendimento – UPA Princesa Isabel

Santa Rita
Unidade de Pronto Atendimento – UPA Santa Rita

João Pessoa
Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena

Mato Grosso do Sul
Gestão na área da Saúde:

Ponta Porã
Hospital Regional Dr. José de Simone Netto

Dourados
Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados

São Paulo
Gestão na área da Saúde:

Franco da Rocha
Assistência em saúde para cinco penitenciárias

Gestão nas áreas da Cultura, Sustentabilidade, Educação e Social:

Santo André
Feira Vegana do ABC
Iniciativa VilaMundo/Catraca Livre
Bazar VilaMundo
Curso de canto coral
Curso de yoga
Curso de musicalização em flauta doce
Curso de culinária vegana
Curso de fotografia
Curso de formação em jardinagem
Clube da Jardinagem
Clube do Audiovisual
ABC das Artes
Workshops e palestras sobre empreendedorismo
Universidade Cidadã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *