contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua: Unidades de saúde realizam campanha de vacinação no Maranhão

11/04/2023

Hospital Dr. Carlos Macieira e Casa de Apoio Ninar, em São Luís, estão atualizando a carteira vacinal de colaboradores, pacientes, acompanhantes e grupos prioritários com imunizantes da Covid-19 e Influenza; unidades são administradas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Casa de Apoio Ninar e o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), recebem nesta semana equipe de imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O objetivo é realizar atualização da carteira vacinal de colaboradores, profissionais de saúde, usuários e grupos prioritários com imunizantes da Covid-19 e Influenza. As unidades são administradas pelo Instituto Acqua em parceria com a SES.

Fábio Giordano, enfermeiro do Departamento de Imunização da Rede Estadual de Saúde, explica que a vacinação acompanha a campanha nacional contra Influenza e também a orientação do Ministério da Saúde para ampliação da dose de reforço da bivalente Pfizer contra a Covid-19. “Nossa equipe estará disponível para vacinação de todo público prioritário, especialmente profissionais de saúde que estão em UTI e enfermarias. Algumas doses também da vacina de Meningite C vão ser ofertadas para esse público específico, além da bivalente contra Covid-19 e o imunizante da Influenza”, disse.

Para receber a dose de reforço do imunizante bivalente, a recomendação preconizada pelo Ministério da Saúde é que o indivíduo tenha se vacinado com as duas primeiras doses da vacina monovalente. O intervalo de tempo entre a bivalente e qualquer uma das outras doses deve ser de, no mínimo, quatro meses. Já a dose da vacina da influenza é anual e quem vacinou ano passado a validade encerrou em março deste ano.

A campanha no Hospital Dr. Carlos Macieira prossegue até quarta-feira (12/04). Já na Casa de Apoio Ninar as vacinas serão aplicadas até  a próxima sexta-feira (14/04). A vacinação contra Influenza é destinada, prioritariamente, a crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres em período de pós-parto), pessoas com comorbidades, pessoas acima de 60 anos, na qual está incluído o perfil das famílias atendidas na Casa de Apoio.

Julieth Moreno, enfermeira da Casa Ninar, ressalta a importância da campanha. “A pessoa se torna imune a uma doença infecciosa. O estímulo ao cuidado com a imunidade evita quadros mais graves das doenças e diminui a circulação do vírus”, pontuou.

De acordo com a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tayara Pereira, a imunização é de extrema importância para a saúde pública, além de um ato de cuidado com o próximo. “Essa é uma das estratégias que o Governo do Maranhão vem realizando para cuidar da saúde da população. Todas as vacinas são importantes, então é fundamental que se você for a um ponto de vacinação, aproveite e atualize o cartão de vacinação”, finalizou.

Quer conferir outros conteúdos relacionados às iniciativas do Instituto Acqua? Acesse também nossas redes sociais @institutoacqua 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *