contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua: Unidades Sorrir (MA) encerram campanha Maio Vermelho para prevenir câncer de boca

01/06/2023

Ações aconteceram em São Luís, Caxias, Coroatá, Presidente Dutra e Santa Inês; gestão dos centros odontológicos é realizada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)  

As unidades de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizaram ações em saúde bucal durante o Maio Vermelho, mês de conscientização e prevenção ao Câncer de Boca. Pacientes passaram por exames clínicos e profilaxia, além de identificação de lesões de cavidade oral – com objetivo de prevenir e rastrear a doença.

Thays Medeiros, diretora clínica do Sorrir Praia Grande, ressaltou o resultado das ações. “Encerramos o mês de maio com a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de boca. Tivemos ações de rastreio às lesões de cavidade oral, alcançando 1.377 pacientes – desses foram identificados 10 pacientes com lesões na boca que já foram encaminhados ao serviço especializado das unidades Sorrir. Ressaltamos que a busca ao paciente que apresenta tais características continua ao longo do ano, visto que quanto mais cedo for o diagnóstico, maior a chance do prognóstico ser favorável. É importante frisar a boa higiene oral, o uso de protetor solar, evitar consumo de bebidas alcoólicas e cigarros, e praticar sexo com segurança”.

Amilton Ribeiro Gonçalves, 35 anos, gostou do atendimento. “Acho importante a saúde bucal, estou com dois dentes inflamados e aproveitei a campanha para fazer o exame”.

Atendimentos – Em São Luís, foram realizados 242 atendimentos, destes, 6 pacientes encaminhados para o serviço de especialidade em estomatologia. Em Presidente Dutra o quantitativo de atendimentos chegou a 407, com 3 lesões encontradas e um com resultado inicial de câncer. Na cidade de Santa Inês foram 325 atendimentos. Em Caxias ocorreram 323 pacientes com uma lesão encontrada e Coroatá teve 80 atendimentos.

Os serviços ocorreram via Sorrir Móvel, que integra as Unidades de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir). A instalação itinerante conta com duas salas odontológicas, aparelho de raio-x, pia, autoclave para esterilização dos instrumentos utilizados nos procedimentos, refletor odontológico, elevador para acessibilidade, além de equipes treinadas para atendimento.

Quer conferir outros conteúdos relacionados às iniciativas do Instituto Acqua? Acesse também nossas redes sociais @institutoacqua 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *