contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua: Unidades Sorrir (MA) iniciam campanha Maio Vermelho para prevenir câncer de boca

08/05/2023

Ações acontecem em São Luís, Caxias, Presidente Dutra e Coroatá; gestão dos centros odontológicos é realizada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

As Unidades de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), deram início às ações em saúde bucal durante o Maio Vermelho, mês de conscientização e prevenção ao Câncer de Boca. As primeiras interações ocorreram em São Luís, dias (05 e 06/05). Equipes das unidades Sorrir Praia Grande e Ponta do São Francisco fizeram atendimentos no Terminal de Integração da Cohama e no Mercado Central. Pacientes passaram por exame clínico e profilaxia, além de identificação de lesões de cavidade oral. Foram realizados 110 atendimentos para prevenção e rasteio do câncer de boca.

Valdelice Nascimento, 66 anos, Benedito Costa, 83 anos, e Luiz Calixto de Araújo, 82 anos, receberam atendimentos durante a ação. “Fiquei sabendo pela televisão, estava em casa assistindo o jornal e vi a chamada. Vim e recebi esse atendimento no mercado central”, conta Luiz Calixto.

O diretor técnico da Rede Sorrir, Fabrício Saraiva, pontuou o objetivo da campanha. “São ações coordenadas que estamos realizando ao longo do mês de maio aqui em São Luís. Os terminais de Integração são áreas de intensa circulação de pessoas, paralelamente as nossas unidades odontológicas móveis estarão em Coroatá, Caxias e Presidente Dutra. Nosso objetivo é levar o rastreio com mais afetividade para diversas regiões do Maranhão. Sabemos que em 2022 tivemos um índice muito elevado de câncer de boca e com mortalidade muito alta. Se for diagnosticado precocemente a chance de cura é muito maior, quanto mais cedo a identificação melhor o tratamento”.

O Câncer de Boca é tumor maligno que afeta lábios e outras partes, como língua, gengivas, bochechas e céu da boca. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o número anual de novos casos é em torno de 15.100, e a doença é mais comum entre os homens, principalmente a partir dos 40 anos.

Cronograma da campanha – As próximas ações acontecem dia (12/05) no Terminal da Cohab; dia (19/05) no Terminal do São Cristóvão e dia (26/05) no Terminal Distrito Industrial, no horário das 8h às 17h. Os atendimentos ocorrem via serviço itinerante do Sorrir Móvel, que integra as Unidades de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir). São ofertados exames clínicos e profilaxia, além identificação de lesões de cavidade oral. No Dia (31/05) acontece o encerramento da campanha no Terminal da Praia Grande – a data marca o Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, em referência ao Dia Mundial Sem Tabaco.

Quer conferir outros conteúdos relacionados às iniciativas do Instituto Acqua? Acesse também nossas redes sociais @institutoacqua 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *