contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Benedito Leite (MA) aplica musicoterapia em UTI Neonatal

13/09/2021

Iniciativa prevê redução do estresse, além de humanizar ambiente hospitalar; maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Com objetivo de humanizar o ambiente hospitalar, a Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), por meio da equipe multidisciplinar, aplica musicoterapia para recém-nascidos. O momento tem como finalidade reduzir o estresse, utilizando a música como complemento terapêutico e preventivo. A iniciativa integra ações de humanização na maternidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Atualmente, a UTI Neonatal tem sete pacientes que participam do momento terapêutico com a musicoterapia. A pequena Sophia Vitória Monteles da Silva, nascida em (23/07), prematura, detectada com meningite e convulsão de difícil controle, foi admitida na UTI Neonatal no dia (28/07), desde então a  mãe Gilnara da Silva Monteles, 32 anos, acompanha de perto a evolução da filha que participa da musicoterapia. “É um momento bom tanto para o bebê, quanto para a mãe, pois até a mãe dorme, relaxa a criança, deixa o ambiente mais tranquilo, mais confortável, e particularmente eu gosto”, destacou a mãe.

A indicação da terapia é válida para todos os recém-nascidos internos da UTI Neonatal, a duração é de uma hora, com luz baixa. O momento tem ainda o propósito de amenizar o barulho das incubadoras. “A terapia ocupacional ajuda bastante, pois já percebo melhoras na minha filha, então o prognóstico melhora bastante, o trato digestivo dela evoluiu muito como o uso das terapias” relatou Gilnara Monteles.

A expectativa é criar e fortalecer os vínculos entre pacientes, familiares e profissionais, com despertar de sentimento de solidariedade, amor e companheirismo, por fim, tirar a rotina fria e impessoal da UTI, trazendo momentos de alegria e conforto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *