contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Benedito Leite (MA) comemora 2 anos de funcionamento da UTI Neonatal

15/09/2022

Serviço, que conta com 10 leitos, possibilitou ampliar assistência a recém-nascidos por meio do trabalho de equipe multiprofissional

A maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), gerenciada pelo Instituto Acqua, comemorou na última terça-feira (13/09) 2 anos de funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Na oportunidade, a equipe multiprofissional se reuniu para um momento de comemoração pela excelência dos serviços prestados. Recém-nascidos são atendidos com acolhimento, prática humanizada, e contam com atuação de equipe multidisciplinar.

Cristiano Torneaux, diretor-geral da unidade, parabenizou os profissionais. “Nesse período observamos o alinhamento da equipe em prol dos bebês e temos relatos de mães que nos falam da importância da UTI na vida de suas crianças. Isso nos alegra porque trabalhamos em benefício delas e damos uma resolutividade em benefícios a saúde desses bebês. Parabenizo cada um que nos ajuda com esse trabalho”.

A recém-nascida Emily Sofia  Tavares dos Santos chegou na maternidade com problemas de cansaço e falta de respiração. A mãe, Marlene Maria Tavares dos Santos, 27 anos, moradora do Município de Humberto de Campos, disse que foi bem recebida pelos profissionais. “A assistência está sendo muito boa. Espero levar  ela para casa com muita saúde”, disse.

Railene Pereira de Sousa, 30 anos, da Cidade de Barra do Corda, mãe da recém-nascida Elisa de Sousa da Silva,  conta que sua filha nasceu dia 5 de setembro e foi transferida para Colinas. “O exame de tomografia acusou pequeno sangramento no cérebro e ela precisou ser transferida de avião porque não poderia vir na ambulância. Conseguimos o leito e fomos bem atendidos, tudo foi sendo esclarecido”, pontuou.

Leitos – A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da Maternidade Benedito Leite atende bebês que necessitam de atendimento de alta complexidade. São 10 leitos incluindo específicos para àqueles destinados a recém-nascidos graves ou potencialmente graves que inspiram cuidados mais intensos, prematuros extremos com necessidade de ficar em incubadora, tratamento de hipotermia terapêutica, em tratamento com óxido nítrico, entre outros. A presença de acompanhante é permitida em todos os procedimentos realizados pela equipe multidisciplinar.

Na divisão há leitos de UCINCo – Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional, que são indicados para bebês prematuros ou de baixo peso que precisam de tratamento, apesar de apresentar quadro estável de saúde. E a UCINCa – Unidade de Cuidados Intermediários Canguru, destinada para o acolhimento humanizado às mães e familiares dos recém-nascidos prematuros, por meio da supervisão e orientação dos profissionais de saúde da linha materno-infantil do hospital.

Além disso, a UTI Neonatal oferece o momento “Psiu” – destinando conforto ao recém nascido com pouca luminosidade para que eles possam tirar sua soneca, esse momento acontece diariamente após as 12h, horário que a maioria faz dieta e após aproveita para relaxar.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *