contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Benedito Leite (MA) conquista dois meses sem casos de anóxia

25/08/2021

Profissionais e atendimento humanizado foram importantes para essa conquista; maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), supera dois meses sem registro de casos de anóxia. Obstetras, pediatras, neonatologistas, enfermeiros obstetras, equipe multiprofissional (psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas) fazem parte da conquista na maternidade que é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Anóxia neonatal é a ausência de oxigenação e de perfusão adequada durante o periparto, ao nascimento e nos primeiros minutos de vida. Esta ocorrência gera consequências ao longo prazo, com possibilidade de sério comprometimento das capacidades mentais e intelectuais na vida adulta.

A reestruturação de fluxos, engajamento das equipes, participação efetiva da direção e apoio do Instituto Acqua resultaram em conquista. Para o diretor técnico da Maternidade Benedito Leite, Carlos Antônio Coimbra Sousa, essa marca foi alcançada com participação e comprometimento de todos profissionais. “Muito mais difícil que alcançar uma marca, é manter-se na excelência. Nos manteremos assim, pois esse resultado não foi fruto do acaso. Cada liderança de setor, cada profissional, cada grupo de trabalho mostrou profissionalismo e paixão pelo que faz”, declarou.

Reestruturação – Foram feitas análises de todos os casos de anóxia com as lideranças (da obstetrícia, diretores, da pediatria, da uti neonatal, da enfermagem e da equipe multidisciplinar) para serem discutidos os prontuários de casos de asfixia. Também foram analisadas as condições de pré-natal da mãe, do trabalho de parto, parto e pós-parto (reanimação na sala de parto e condução na UTI). Dessa forma foi possível apontar algumas falhas e traçar estratégias ao combate da anóxia.

“A valorização profissional de cada participante das equipes foi resultante para essa grande conquista, e também com acesso a materiais e equipamentos necessários, prestamos uma boa assistência para nossas pacientes. Algumas medidas como reunião com representantes das equipes, estudo clínico de cada caso, fizeram com que fosse evitado que novas intercorrências de anóxia acontecessem”, pontuou Carlos Antônio Coimbra Sousa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *