contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Benedito Leite (MA) consolida mais de 230 mil atendimentos em 2019

09/12/2019

Números foram apresentados durante Encontro de Gestores do Instituto Acqua; atendimento a paciente alérgica ao látex e acolhimento humanizado às gestantes foram experiências exitosas de destaques do ano

A Maternidade Benedito Leite, de São Luís (MA), apresentou nesta segunda-feira (09/12) – durante Encontro de Gestores do Instituto Acqua – balanço dos atendimentos, avanços e histórias que marcaram o ano de 2019. Os dados de janeiro a novembro deste ano demonstram o compromisso dos colaboradores que atuam nos diversos setores da unidade, que registrou 231.945 atendimentos. Neste período foram 6.533 partos naturais e cesáreas.

Com atendimento embasado no respeito e empoderamento da mulher gestante, a maternidade trabalha de forma a proporcionar parto seguro em conjunto com uma política em que a gestação, parto e nascimento possam ser um momento de amor, respeito e segurança. A Benedito Leite é administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Uma das experiências exitosas da Maternidade Benedito Leite foi o atendimento realizado em agosto para a recepcionista Maria Francisca Machado, alérgica ao látex. Acompanhada da filha Laura e do marido Julimar das Chagas, ela contou como ocorreu seu parto na maternidade Benedito Leite. “Agradeço a todos os responsáveis pelo meu atendimento. Se não fosse o comprometimento para que eu não tivesse contato algum com o látex, poderia ter tido complicação e até não estar viva. Desejo que o projeto de vocês cresça. Tive um parto maravilhoso e vou levar isso para o resto da minha vida”, relatou a paciente.

Números – Paralelo aos números de atendimentos, a unidade de saúde comemorou neste mês de dezembro seis anos de funcionamento no bairro da Cohab, em São Luís.

Este ano, os procedimentos de enfermagem somaram 54.292; as consultas fecharam 2019 com 21.254. Os dados do Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SADT), de janeiro a dezembro deste ano, foram 49.200. Em internações, a unidade de saúde realizou 7.124. Os dados ainda demonstram números positivos nos procedimentos médicos (17.716), multidisciplinares (5.925) e consultas multidisciplinares (37.218).

“Buscamos desenvolver práticas confortáveis para que o processo de parto seja da forma mais amável que puder”, disse a coordenadora de enfermagem, Kelma Lucena.

Entre os avanços apresentados pela Maternidade Benedito Leite está a construção da UTI Neonatal. A obra, em andamento, tem previsão de entrega para 2020. A aquisição de um Banco de Sangue também foi apontada com um dos avanços da unidade, bem como a contratação de mais funcionários reforçando o quadro de colaboradores no atendimento humanizado da unidade de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *