contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Benedito Leite (MA) orienta profissionais sobre prevenção de infecções

26/06/2019

Iniciativa do Núcleo de Segurança do Paciente da maternidade tem objetivo de garantir a adoção de práticas para prevenção e controle de infecções hospitalares

Em meio à rotina diária de atendimentos de urgência e emergência em obstetrícia na capital maranhense, os funcionários da Maternidade Benedito Leite são orientados sobre boas práticas e o cumprimento de protocolos de prevenção e diminuição de infecções. Para isso, a unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza blitz educativa até a próxima sexta-feira (28/06).

A iniciativa, promovida pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), tem objetivo de disseminar a importância de práticas entre os profissionais, como explica a enfermeira Elky Rose da Silva Amorim, coordenadora do núcleo. “Esse trabalho de visitar os setores levando informações que promovam a segurança e prevenção de infecções vai ser uma rotina daqui para frente. Nesta quarta-feira (26) vamos fazer uma ação maior, um dia D, junto com a equipe da Comissão de Controle de Infecção da maternidade”, pontuou.

A agenda de visitas da equipe do Núcleo de Segurança do Paciente inclui os alojamentos conjuntos, salas de pré-parto, os quartos PPPs, setor de classificação, as salas de atuação da equipe multidisciplinar, recepção e setor de amamentação da maternidade. Durante a blitz, os profissionais são informados sobre a Política Nacional de Segurança do Paciente, as seis principais metas de controle de infecção e a importância da notificação de eventos adversos.

“Além disso, avaliamos os setores de forma coesa e sem caráter punitivo, esclarecendo a importância da segurança profissional que garante também a segurança dos pacientes”, acrescentou a enfermeira.

Sobre o NSP – A unidade de saúde é considerada uma maternidade de baixo risco de infecção, com critérios rigorosos de controle de infecção e segurança do paciente. O Núcleo de Segurança do Paciente, em funcionamento há um ano na maternidade, atua em conjunto com a Comissão de Controle de Infecção para minimizar os riscos de infecções. A equipe do NSP é composta por uma enfermeira e uma técnica de enfermagem e promove blitze, capacitações e implantação de protocolos de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *