Maternidade Benedito Leite (MA) promove capacitação de atendimento ao público
12/06/2019
Treinamento integra ações de humanização implementadas em todas as unidades sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)
Referência no parto natural e humanizado na rede pública de saúde do Maranhão, a Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), promoveu nesta terça-feira (11/06) capacitação de atendimento ao público destinado a colaboradores das recepções de Visitas e Emergência. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Uma equipe de psicólogos e acadêmicos conduziu o momento.
A coordenadora da recepção, Cleres Pires Barbosa, explicou o motivo da capacitação. “Periodicamente qualificamos nossa equipe para melhorar o atendimento ao nosso usuário. Qualificada, a equipe da recepção poderá passar desde uma simples informação como horário de visitas até informações mais complexas”, mencionou.
Carlos Moises Silva Pereira, 47 anos, que atua na recepção de urgência e emergência, afirmou que além de realizar atendimento com respeito, acolher bem a gestante faz parte do trabalho humanizado da unidade. “Esses momentos com os quais a maternidade e o Instituto Acqua proporcionam trazem novos conhecimentos e habilidades para desenvolvermos nossas funções”, pontuou.
A recepção de urgência e emergência funciona 24 horas em regime de plantão. Todas as gestantes que procuram atendimento obstétrico passam pelo local. Ao receber a paciente, a equipe preenche o Boletim de Atendimento com base nas informações do RG e do cartão SUS, com nome, telefone, endereço e nome do acompanhante. Além dos casos de urgência, nesta recepção funciona o agendamento para colocação do DIU, teste da orelhinha e exames de ultrassom para as gestantes.
Já a recepção de visitas é destinada a cuidar das trocas de acompanhantes e internação de paciente. O local funciona até às 19h. Serviços de emissão do cartão do SUS dos recém-nascidos, além da entrega do teste de pezinho ocorrem nesta recepção.
Palestra – A capacitação foi coordenada pela professora de psicologia, Aline da Silva Reis. Ao lado de quatro acadêmicas, a docente realizou uma dinâmica com os colaboradores para integrar a equipe e ressaltar a importância do trabalho em grupo. No decorrer do diálogo com os funcionários, a equipe de psicologia abordou questões relacionadas à prática das habilidades sociais, entre as quais ser gentil, ter boa vontade, ser comunicativo e prestativo.
“As habilidades sociais podem auxiliar no atendimento diário realizado na recepção. Cumprir um atendimento humanizado é colocar em prática a empatia. Quando a exercemos, conseguimos, logo desde o primeiro momento, acolher o usuário de forma mais humana. E sempre buscar formas de como desenvolver atendimentos levando em consideração a importância de alguns comportamentos dos usuários”, concluiu.