contato@institutoacqua.org.br

MATERNIDADE BENEDITO LEITE (MA) PROMOVE ENCONTRO COM PUÉRPERAS

04/06/2019

Momento reuniu mulheres que participaram das rodas de conversas em 2018; pais compartilharam histórias dos primeiros seis meses de vida dos bebês

Um ano após passar pelo atendimento na Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), as puérperas se reencontraram na última sexta-feira (31/05). O momento de compartilhamento de experiências ocorreu durante o 2º Encontro de Puérperas, realizado na Casa de Apoio Ninar. As unidades são gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES). Palestras, dinâmicas e uma festa de aniversário para os bebês aniversariantes do mês fizeram parte da programação.

“É mais uma prova de que o laço criado entre a mãe, o pai e a família com a maternidade, durante o atendimento humanizado, permanece mesmo após a alta hospitalar. Os temas tratados no encontro surgem a partir da demanda que elas próprias vivenciam em suas casas”, explicou a coordenadora de enfermagem da Maternidade Benedito Leite, Kelma Lucena.

No encontro, a nutricionista Roberta Carvalho abordou a introdução alimentar após os seis meses de vida. A profissional explicou que após o período da amamentação exclusiva, outros alimentos podem complementar o leite materno. Ela destacou quais os alimentos, a forma de introduzir e como oferecer outros alimentos, além de utensílios que devem ser utilizados nessa fase.

“Temos uma quantidade grande de alimentos que podem ser oferecidos nessa primeira fase. A mãe deve oferecer da forma mais natural possível. Todo e qualquer tipo de industrializado não deve ser oferecido ao bebê. Os alimentos com sal só devem ser inseridos após um ano. Além disso, o cuidado com o açúcar é importante. O bebê deve ter contato só após dois anos e com o mel após um ano”, detalhou a nutricionista infantil.

Outro tema abordado foi a terapia do sono. A consultora Carla Soares explicou algumas técnicas que podem ser utilizadas pelos pais para facilitar o sono dos bebês. Ela lembrou que não é aconselhado colocar o bebê para dormir após a ingestão de alimentos ou amamentação. A especialista lembrou ainda que é necessário criar uma rotina relacionada ao sono todos os dias, como ir dormir sempre no mesmo horário.

Laços – O casal Marcelly Almeida e João Guilherme Safadi, ambos com 33 anos e pais da pequena Lara, de nove meses, lembrou a experiência na Roda de Gestantes. “ Sou mãe de primeira viagem e sempre tive medo de tudo. A Roda de Gestantes me incentivou a perder esse medo em vários aspectos, um deles, nos cuidados com a amamentação”, disse.

João Guilherme, meses após a finalização da roda, reconheceu a importância dos temas tratados. “A questão dos banhos e da rotina de alimentação do bebê foram os assuntos que pude colocar em prática. Participei de todos os encontros e hoje sei que foram momentos de muita produtividade”, lembrou.

Márcia Amorim, 30 anos, mãe do Gabriel, de 8 meses, lembrou do atendimento vivenciado na Maternidade. “Todos os momentos foram bons. Dos cuidados com a amamentação aos exercícios com a fisioterapeuta. Além da amizade com as outras mães. Foi uma troca de experiências muito significativa para mim”, pontuou.

Nesta terça-feira (4/06) ocorre o encerramento da 7ª Roda de Conversa de Gestantes. As parturientes receberão mimos, pintura de barriga (arte gestacional), participarão de dança do ventre e entrega de certificados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *