contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Benedito Leite (MA) realiza Feira de Produtos Artesanais

12/03/2020

Produtos são fabricados pelas colaboradoras da unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES); ação incentiva empreendedorismo feminino local

No mês dedicado à reflexão e combate à violência de gênero, a Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), decidiu exaltar a força e potencializar as habilidades profissionais femininas. Gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão, a unidade realizou nesta quinta-feira (12/03) a Feira de Produtos Artesanais. Os produtos são fabricados pelas colaboradoras que atuam na maternidade. A ação incentiva o empreendedorismo feminino local.

A iniciativa foi idealizada pela equipe do Núcleo de Segurança do Paciente, Núcleo de Educação Permanente (NEP) e equipe multiprofissional. A coordenadora de enfermagem, Kelma Lucena, explicou como surgiu a ideia de transformar a recepção da unidade de saúde em um espaço que valorizasse a mulher enquanto empreendedora.
“Além delas realizarem as funções dentro da maternidade, cada uma na sua categoria, externamente elas desempenham outras atribuições sempre demonstrando habilidade com outras formas de renda. Foi pensando nisso que decidimos também homenagear nossas colaboradoras montando esse espaço para incentivar cada uma delas”, detalhou a enfermeira obstétrica.

Ao todo, dez produtos fabricados de forma artesanal foram apresentados durante a Feira. Garrafas de vinho que seriam descartadas no lixo foram transformadas nas mãos de Rosangela Carvalho Ferreira, 56 anos, da área administrativa do Arquivo. Com habilidades de decoração, ela lembra como aprendeu a confeccionar os materiais. “Eu, enquanto lutava contra um câncer, fazia tratamento e paralelo tinha um projeto com terapeuta ocupacional que nos ensinou como fazer diversos produtos. Aqui eu posso mostrar um pouco do que sei e compartilhar e aprender algumas coisas com as outras mulheres”, disse.

Quem visitou a feira encontrou ainda bolos de potes dos mais variados sabores, kits de decoração para aniversário, casamento, docinhos, kits para bebês, bandejas decoradas com manta, fita de espelho, produtos feitos com plantas e ervas naturais para alongar cabelo e fortalecer a região capilar e ainda deliciosos sucos, entre outros produtos.
Além da atividade voltada para o empreendedorismo, nesta sexta-feira (13/03) será realizada a palestra com o tema ‘Depressão e suicídio’. A iniciativa integra a Campanha #Todos contra, uma basta à violência, promovida pelo Instituto Acqua durante o mês de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *