contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Benedito Leite (MA) realiza novo encontro da Roda para Casais Grávidos

05/07/2019

Momentos de diálogos tratam sobre diversos assuntos durante processo gestacional; iniciativa reforça o laço de respeito e carinho entre gestantes e as equipes da unidade de saúde

A Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), promoveu na última quarta-feira (4/7) o 4º encontro da 8ª edição da Roda de Conversa para casais grávidos. Abordando o tema “Gestação e Relação Sexual”, o médico obstetra e ginecologista, Felipe Brayon de Paiva Ericeira, dialogou com gestantes e seus acompanhantes sobre diversos  aspectos e benefícios relacionados ao tema. A unidade, referência no atendimento de parto natural e humanizado, é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES).

“É importante entendermos que a sexualidade e a função sexual proporcionam satisfação pessoal e boa autoestima, o que é necessário durante este período que implica em mudanças anatômicas na mulher e novas experiências para o casal”, pontuou o médico.

Durante a conversa, o ginecologista afirmou que a prática sexual de casais pode ser mantida durante a gravidez de risco habitual. Já para as mulheres que sofreram ameaça de abortamento, o médico fez uma observação. “Não é verdade que o intercurso sexual cause abortamento, mas para aquelas mulheres que sofreram ameaça de abortamento, a função sexual deve ser suspensa temporariamente, até que o quadro se resolva”, esclareceu.

O médico orientou ainda a respeito dos desajustes sexuais na fase do puerpério. “Especialmente nos primeiros sete dias de pós-parto, ocorre queda importante do desejo sexual. Isso acontece devido principalmente ao rearranjo hormonal pelo qual a paciente passa nesta fase, devido aos cuidados permanentes com o bebê e por causa das modificações corporais que são desfavoráveis para a maioria dos casais, tais como a loquiacão”, assegurou.

A coordenadora de enfermagem da Maternidade Benedito Leite, Kelma Lucena, lembrou a importância da participação do acompanhante nas rodas de conversa. “É fundamental que o acompanhante participe ao lado da gestante desses momentos de conversa. Essa presença pode ser caracterizada como um método não-farmacológico para alívio da dor, pois traz conforto, segurança, além de tranquilizar a paciente. Por isso, decidimos trocar o nome de Roda de Conversa para Gestantes para Roda de Conversa para Casais Grávidos, justamente para acolher também esse pai em nossos diálogos”, explicou a enfermeira obstetra.

Além do tema desta roda de conversa, palestras como “Medo x expectativa em relação ao parto e pós-parto”; “Fases do Parto – O que acontecerá com o corpo da mulher durante  o trabalho de parto?” já foram apresentadas na Roda de Conversa.

Os próximos encontros estão previstos para ocorrer nos dias (9/7) – “Fisioterapia no preparo da mulher para gestação, trabalho de parto, pós-parto e puerpério”, (16/7) – “Como evitar as intervenções de rotinas durante o parto hospitalar e Plano de Parto”, (24/7) – “Gestação Saudável e Amamentação: mitos e verdades” e (31/7) – “Cuidados com o recém-nascido: banho, organização prévia, curativo coto umbilical, musicoterapia, pintura de barriga, fita da felicidade e Dança Circular”.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *