contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão abre campanha Setembro Amarelo

16/09/2020

Campanha promove reflexão sobre prevenção ao suicídio; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), na capital maranhense, abriu a programação do Setembro Amarelo, campanha que trata sobre prevenção ao suicídio e conscientização sobre depressão, com atividade no dia 10 de setembro, data que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

O encontro reuniu profissionais da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Dinâmica de grupo, apresentação musical de profissionais de enfermagem e psicologia marcaram a atividade para tratar do tema de forma leve, incluindo dados e identificação de fatores de risco. A ação foi conduzida pelas psicólogas Kássia Martins, da maternidade, e Raíssa Palhano, convidada para o evento.

“A prevenção do suicídio é possível a partir do engajamento de toda a sociedade. Quando dialogamos sobre o tema ainda considerado tabu para muitas pessoas, como os fatores de risco e os fatores de proteção, é possível salvar a vida de alguém que a gente ama”, disse Hilmar Hortegal, diretor da unidade de saúde.

Participaram ainda a equipe de direção da maternidade, diretoria clínica e gerência administrativa. “Essa é uma campanha que vai além da assistência em saúde. Toca nas famílias, nas histórias e sofrimentos psíquicos das pessoas. A gestão da MACMA garante total apoio a ações de prevenção dentro da unidade de saúde”, pontuou Maria Margarida, gerente administrativa da maternidade.

A programação do Setembro Amarelo na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão continua nos dias 16 e 23 de setembro com atividades direcionadas aos funcionários e também aos pacientes. A unidade apoia a campanha Setembro Amarelo que visa a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, buscando alertar a população e promovendo formas de prevenção por meio de diálogos e discussões que abordam o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *