contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão amplia atendimento com novos leitos

22/10/2020

Com 30 novos leitos, a unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai ampliar o atendimento a bebês prematuros e puérperas

Em solenidade virtual realizada na manhã desta quinta-feira (22/10), o governador Flávio Dino anunciou a entrega das obras de ampliação de leitos na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), na capital. A unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em  parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ganhou 30 espaços de internação alocados entre a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Alojamento Conjunto para puérperas (mulheres em pós-parto).

A ampliação dos leitos vai garantir assistência materno-infantil com qualidade para o tratamento de recém-nascidos prematuros e que necessitam de atendimento especializado de alta complexidade. A assistência é dividida em espaços diferentes – a UTI Neonatal, a unidade de cuidados intermediários (Ucinco e Ucinca) e o alojamento conjunto.

Com a readequação, a maternidade passou a ter 30 leitos de UTI Neonatal. No setor de cuidados intermediários, foram incluídos mais 20 leitos, e o setor de alojamento conjunto passou a ter mais 10 leitos de puérperas. A ampliação vai garantir o atendimento a mais pacientes classificadas com gravidez de médio e alto risco.

No geral, a MACMA funcionará com 30 leitos de UTI Neonatal, 30 leitos de UCinco, 15 leitos de Ucinca e 43 leitos no alojamento conjunto. Além destes espaços, um novo setor foi entregue, o Espaço de Práticas Integrativas, destinado ao acolhimento de gestantes em atividades terapêuticas, como massagens, escalda-pés, musicoterapia e pintura da barriga.

Para Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, a ampliação do serviço direciona a boa gestão do Instituto frente à maternidade. “Gerenciar a maternidade que é referência em alta complexidade já denota grande desafio, mas estamos certos de que a parceria junto ao Governo do Estado tem gerado bons frutos, principalmente pelo acolhimento e dedicação das equipes. A ampliação dos leitos chega em momento importante para salvar ainda mais vidas, de mães e seus bebês. É sem dúvida uma grande iniciativa”, define.

As boas práticas observadas no atendimento ofertado pela Maternidade de Alta Complexidade – aliadas ao investimento aplicado diante dos novos leitos – garantem continuidade do trabalho eficaz visto na rede pública. “Estamos felizes por entregar estes novos leitos junto ao Governo. Sabemos que a MACMA exerce papel fundamental no acompanhamento de gestantes que necessitam de cuidados ampliados, desse modo os 30 leitos inaugurados hoje farão suporte necessário à UTI Neonatal, com mais conforto e segurança”, pontua Paula Assis, diretora-executiva do Instituto Acqua.

Cuidados intensivos – Para o diretor da Maternidade de Alta Complexidade, Hilmar Hortegal, a ampliação dos serviços da unidade de saúde vai garantir mais conforto e humanização para pacientes, familiares e bebês. “O alcance desse serviço é para os bebês que necessitam de cuidados intensivos, os pequenos maranhenses que serão o futuro desse estado. Agradeço a toda equipe da MACMA que foi incansável. É um instante de felicidade que vai beneficiar toda a população”, falou o diretor.

Marivanda Goudard, supervisora da unidade de cuidados intermediários da maternidade, explica como funciona os serviços. “Quando o bebê nasce necessitando de cuidados avançados ele é internado na Utin. A unidade neonatal funciona com a progressão de cuidados com o recém-nascido. Se é um bebê que precisa de cuidados de suporte de ventilação, nutrição parenteral, dieta com sonda. Após essa etapa de recuperação o bebê sai do critério de risco, segue para os cuidados intermediários”, esclareceu.

De acordo com a estabilidade clínica do recém-nascido, ele segue para unidade de cuidados convencional (Ucinco) ou de cuidados intermediários canguru (Ucinca). “A diferença será a disponibilidade do acompanhamento da mãe até a alta do bebê. Quando ela não consegue ficar direto ele é acompanhado nos cuidados convencionais, quando ela consegue ficar 24h ela recebe toda estrutura para reforçar esse acolhimento e o vínculo entre os dois”, reforçou Marivanda.

Júlia de Carvalho de Sousa, 16 anos, está internada na Ucinca. Da cidade de Alcântara, ela deu luz às meninas Julia e Jhuliane e foi internada no dia 25 de agosto. A paciente chegou convulsionando na maternidade com eclâmpsia grave e descolamento de placenta. Foi submetida a cesariana e os bebês nasceram com anoxia grave. Tanto a mãe quantos as bebês precisaram de cuidados intensivos. A vida das três foram salvas pelo atendimento na MACMA.

“Vim para São Luís com seis meses de gravidez. Uma noite tive muita dor de cabeça e fui internada aqui na maternidade. Só acordei depois do parto. Não lembro de quase nada e agradeço muito o cuidado que recebi aqui. Amanhã já vou receber alta”, agradeceu Júlia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *