contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão desenvolve ‘Spa relaxante’

27/08/2021

Recém-nascido em prematuridade extrema participa de momento relaxante; maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, por meio da equipe multiprofissional da UTI Neonatal, realiza a iniciativa ‘Spa relaxante’. A ação é mais uma atividade de humanização na maternidade que é administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Nascido com 26 semanas e 2 dias, 805 gramas, com grau de prematuridade extrema, Gael Simão foi intubado em estado gravíssimo. A vontade de vencer crescia diariamente, e várias tentativas de extubação foram programadas sem sucesso. Com todas as terapias integradas, a evolução do pulmão foi desenvolvendo melhora até que o suporte de oxigênio fosse trocado para cateter nasal.

A equipe Multiprofissional realizou momento de relaxamento e fisioterapia integrada no ‘Spa relaxante’. O objetivo foi desenvolver e normalizar o tônus muscular, proporcionando a redução do estresse, além de trabalhar a respiração. A ação iniciou com o pequeno Gael, primeiro bebê a participar e somar com as terapias e estimulações sensoriais motora, além de ter sido o primeiro banho do recém-nascido. Segundo as profissionais, a melhora foi perceptível com respostas positivas.

“Como profissional que acompanhei o Gael nesta trajetória, vivenciar sua evolução trouxe a certeza que vale a pena diversificar o plano terapêutico, acolher nosso paciente de forma mais afetiva, interagir com os pais e proporcionar a participação deles, e saber que nosso objetivo está sendo finalizado com sucesso. Não tem preço entregar aos pais seu filho com vida”, relatou a fisioterapeuta da UTI Neonatal, Priscila Fernandes Nascimento.

“Foi gratificante ver meu filho respondendo todos os movimentos. Percebemos que ele começou a reagir bem depois do spa relaxante, pois teve um bom desenvolvimento na coordenação motora. Ainda percebemos uma melhora na respiração, ele saiu do cateter nasal, pois estava muito difícil sair e ele conseguiu, e isso foi muito maravilhoso” declarou a mãe, Diana Simão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *