contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão implanta projeto Bebê na Telinha

14/11/2020

Iniciativa oferece acolhimento psicológico às mães internadas na maternidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a SES

A equipe de Psicologia da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, deu início na última sexta-feira (13/11) à implantação do projeto Bebê na Telinha. A iniciativa ofecere acolhimento e suporte psicológico às pacientes internadas na unidade de saúde ou famílias com bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. A maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Diariamente, psicólogas da unidade visitam pacientes com o propósito de identificar mães impossibilitadas de visitar seus bebês na UTI. Para diminuir a ansiedade e a angústia pelo distanciamento físico, as profissionais fazem registros em fotos e vídeos dos recém-nascidos internados e levam até os leitos das mulheres.

Nayra Karoline, coordenadora de enfermagem da maternidade, ressalta que os registros são feitos com autorização dos familiares dos pacientes e, após exibidos às mães, excluídos dos equipamentos de telefonia. “No caso dos bebês, os registros são feitos previamente e apresentados em seguida para as mães, uma forma de garantir mais estabilidade emocional a elas. Também fazemos chamadas de vídeos com as mulheres internadas e seus familiares”, disse.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *