contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão inicia Agosto Dourado com apresentação de coral e palestras

05/08/2022

Ações de incentivo ao aleitamento materno acontecerão ao longo do mês com o tema “Amamentar: Educar para a Vida”; maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, promoveu nesta sexta-feira (05/08) abertura da Campanha Agosto Dourado. Durante o mês, as equipes da MACMA desenvolvem diversas atividades voltadas ao incentivo à amamentação. A abertura do evento contou com apresentação de coral e palestras. A maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.

Cleimilson Alves, diretor-técnico, destacou a importância dos setores da MACMA ao apoiar todas as gestantes em rodas de conversas, enfermarias e banco de leite. “Encorajamos as mães nas rodas de conversas, desde o pré-natal até o nascimento do seu filho. Tudo isso é pensado para termos um resultado final para boas condições das mães e bebês” comentou.

A funcionária do Alojamento Conjunto da MACMA, Ana Lídia Lobato Gomes, 39 anos, estava de licença-maternidade, e hoje em seu primeiro dia de trabalho realizou sua primeira doação de leite. “Eu me sinto muito feliz e extremamente emocionada em poder colaborar e mais por saber que a finalidade é linda. Por ser funcionária da MACMA, eu sei a necessidade que os recém-nascidos necessitam do leite materno, e além disso, recebemos treinamentos na unidade, que nos atualizam sempre sobre aleitamento materno. Fico muito feliz e emocionada por estar contribuindo com a doação, pois existem mães que não conseguem amamentar”, completou a mãe do pequeno Marcos Vinícius, 4 meses, que mama exclusivamente do leite materno.

Irenildes Costa, supervisora do Banco de Leite Humano, comentou sobre o Agosto Dourado que fortalece, apoia e incentiva o aleitamento materno. “O leite materno é padrão ouro, é o alimento mais completo para o recém-nascido, pois contém todos os nutrientes necessários. Nesse ano o tema está voltado para educação, então temos que falar sobre amamentação, orientando até mesmo antes da gestação, e o Agosto Dourado vem para intensificar essas ações e chamar a atenção da importância da amamentação” finalizou.

“Hoje trago meu relato de uma mãe que no ano de 2000 precisou dos serviços da maternidade e fui muito bem acolhida, o ato de amamentar é lindo, é amor, é doação, mas também tem suas dificuldades e se a gente não tiver bem orientada, a gente desiste no meio do caminho. Depois de muitas dificuldades, mastites, febres e complicações, consegui amamentar e até me tornar doadora de leite aqui na MACMA. E com isso temos agosto para intensificar a doação, a orientação e o incentivo em amamentar”, falou a coordenadora da rede de assistência materno infantil do Maranhão (SES), Tércia Carvalho.

Banco de Leite Humano – A Maternidade de Alta Complexidade conta com o Banco de Leite Humano (BLH). O local é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano. A equipe foi capacitada e está apta em amamentação com base Normas Brasileiras de Comercialização de Alimentos (NBCAL- Lei 11. 265) e com conhecimento básico na Atenção Integral e Humanizada ao Recém-nascido Grave ou potencialmente grave.

Além destas, o Banco de Leite tem como função orientar, incentivar e apoiar as mães de bebês impossibilitados de serem amamentados diretamente ao seio, a realizarem a extração do leite materno seis a oito vezes por dia para a manutenção da lactação e possibilitar a oferta de leite materno cru ao bebê. As equipes informam às mães sobre os danos que bicos, chupetas, mamadeiras e protetores de mamilo podem causar no processo de amamentação. Outra função é realizar contato com as mães em até 10 dias após a alta hospitalar para verificar como está a amamentação.

Programação – A programação será retomada a partir do dia (11/08) com capacitações setoriais com oficina de manejo do aleitamento materno, roda de conversa sobre colostroterapia, oficina de extração de leite, além de dinâmicas com destaque ao aleitamento materno. No dia (31/08) o encerramento do Agosto Dourado acontecerá com um mamaço coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *