contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão leva à praia bebê internado na UTI Neonatal

08/06/2022

Iniciativa “Hoje tem prainha” leva paciente para passeio na praia aos cuidados da equipe médica e multiprofissional; maternidade é referência estadual no atendimento materno-infantil e está sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, realizou na manhã desta quarta-feira (08/06) iniciativa de humanização para paciente e familiares. A ação levou à praia Benjamim Rodrigues Vilar, 11 meses, bebê que nasceu de 37 semanas e 6 dias, e aos 10 meses foi diagnosticado com uma doença neuromuscular (Miopatia Centronuclear ligada ao X) e segue internado desde o nascimento na UTI Neonatal. O paciente foi levado ao passeio com os pais e equipe médica e multiprofissional composta por fisioterapeutas, enfermeiras, técnica de enfermagem, psicóloga, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional.

Mauriciane Sousa Rodrigues, 27 anos, e Rafael Vilar Rodrigues, 33 anos, pais de Benjamim, viveram minutos de alegria, pois pela primeira vez conheceram o mar, ao lado de seu segundo filho. “Estou muito feliz com esse momento proporcionado ao meu filho. Sou grata pelo carinho, atenção e esforço que todos da equipe tiveram para trazê-lo à praia, e feliz por ver essa preocupação com o bem-estar dele, não tenho mais palavras para descrever”, destacou, emocionada, a mãe.

“Foi muito gratificante e emocionante, pois nunca passamos por isso. A equipe é muito maravilhosa, todos têm carinho muito grande pelo nosso filho. Gostei demais”, falou o pai, Rafael Vilar Rodrigues, morador de Barreirinhas, no Maranhão.

Djanira Rodrigues Vieira, psicóloga, falou sobre o projeto terapêutico e o benefício para a tríade paciente, família e profissionais. “Para os pais funciona como uma estratégia de paternar e maternar o filho, eles percebem que podem, apesar de uma internação prolongada, estar próximos. Para a equipe proporciona uma postura ativa, fazendo com que os pais tenham percepção positiva dos cuidados da equipe com seu filho e isso traz para os profissionais uma segurança no momento da assistência. E para o bebê é proporcionar esse momento fora do ambiente hospitalar”, explicou.

A fisioterapeuta Priscila Fernandes diz que a expectativa foi a melhor possível. “É o ápice da humanização. Conseguir mobilizar toda equipe de multiprofissionais para levar um bebê, dependente de ventilação mecânica, e finalizar com sucesso nosso passeio, é aproximar a criança da família, ressignificando a vivência com eles e proporcionando o bem-estar da melhor forma. Tenho orgulho em fazer parte da equipe MACMA. É o SUS que dá certo. Obrigada ao Instituto Acqua”, revela.

Sobre a iniciativa – A ação de humanização da equipe Multiprofissional é desenvolvida para pacientes lactentes – bebês – internados nas unidades neonatais da MACMA, com objetivo de proporcionar à família e a criança um momento de lazer fora do ambiente hospitalar. Para aptidão no passeio os lactentes devem estar estáveis clinicamente, com ou sem uso de ventilação mecânica invasiva, via traqueostomia, que tenham sido aprovados por avaliação médica e multiprofissional. O intuito da iniciativa é aproximar a criança e família de uma vivência fora do ambiente hospitalar, bem como promover a humanização e a ressignificação da vivência parental, melhorando o bem-estar dos lactentes internados nas unidades de terapia intensiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *